domingo, 26 de março de 2017

Imunização será concentrada em 20 postos e unidades de saúde a partir desta segunda


Município recebe mais 50 mil doses de vacina contra febre amarela

O prefeito Bernardo Rossi conseguiu mais 50 mil doses de vacina contra febre amarela junto à Secretaria de Saúde do Estado para manter a imunização preventiva da população. No fim da semana passada Petrópolis já havia recebido 75 mil doses. A partir desta segunda-feira (27.03), a imunização será concentrada em 20 postos e unidades de Saúde, que já possuem rotina de vacinação - de 8 às 15h. Os postos funcionam de segunda a sexta-feira.

“A população entendeu que em Petrópolis o trabalho de imunização é preventivo, que a cidade contará com vacinas e que as pessoas podem se vacinar com calma nos postos. Na primeira semana optamos por vacinar em todos os postos para absorver a demanda da população que estava apreensiva. Agora vamos retomar a rotina, concentrando a vacinação nestes 20 postos”, explica o prefeito Bernardo Rossi.

Seguindo protocolo de imunização recomendado pelo Ministério da Saúde e Governo do Estado, o município já cumpriu em grande parte a imunização da população da zona rural e famílias que vivem em locais próximos a matas. A campanha iniciada no último sábado (18.03) já imunizou mais de 60 mil pessoas, nos postos, unidades de saúde e durante as vacinações volantes  realizadas nas localidades do Brejal, Posse, Pedro do Rio, Boa Esperança, Caxambu, Vale das Videiras, Bonfim e Caititu.

“Nossa vacinação está cumprindo o cronograma de imunização proposto pela Secretaria de Saúde do Estado onde priorizamos as áreas rurais e regiões de matas. Com a nova remessa, vamos direcionar as doses para os postos e unidades de bairros que já possuem rotina de vacinação para que a população seja vacinada com tranquilidade”, afirma o prefeito Bernardo Rossi.

Com o apoio da Defesa Civil, Exército, Aeronáutica e Cruz Vermelha, a vacinação contra a febre amarela seguirá para os postos e unidades de saúde ainda na manhã de segunda-feira. Neste dia, a vacinação terá início a partir das 12h.

“Recomendamos que a população busque as vacinas após às 12h, quando as novas remessas já estarão disponíveis nos postos. Vale ressaltar que a imunização continua em caráter preventivo uma vez que Petrópolis nunca registrou casos de febre amarela e nem há casos suspeitos no município”, explica Silmar Fortes.

 As agentes comunitárias de saúde continuarão realizando o mapeamento junto às UBS e PSFs a fim de identificar se ainda há pessoas que não se vacinaram por dificuldades de acesso aos locais de vacinação.

“Nosso mapeamento continua, se os apoiadores identificarem junto às equipes a necessidade de fazer novas rotas volantes nós iremos fazer. O objetivo é imunizar o maior número possível da população apta tomar a vacina”, disse Silmar Fortes.


 Lista dos postos de saúde e demais locais de vacinação a partir de 27 de março:

Atendimento de 8h às 15h – Com intervalo de 1 hora de almoço 

1. Instituto da Mulher (antigo Centro de Saúde)
Rua Santos Dumont, S/Nº

2. PSF Caxambu
Estr. José de Almeida Amado, S/N.º

3. PSF Alto da Serra
Rua Teresa, 2024 (Praça Miguel Couto)

4. PSF São Sebastião
Rua São Sebastião nº 625

5. UBS Alto Independência
Rua Angelo João Brand s/n

6. UBS Quitandinha
Rua General Rondon nº 400

7. PSF Fazenda Inglesa
Estrada da Fazenda Inglesa s/n

8. UBS Retiro
Av. Barão do Rio Branco s/n 

9. Ambulatório Escola
Rua Bernardo Proença nº 32

10. UBS Itamarati
Rua Hívio Naliato nº 169 

11. Hospital Alcides Carneiro
Rua Vigário Corrêa, 1.345

12. PSF Bonfim
Estrada do Bonfim, s/n

13. PSF Vale das Videiras
Estrada Almirante Paulo Martins Meira nº 8.201

14. UBS Itaipava
Estrada Philúvio Cerqueira Rodrigues s/n

15. PSF Boa Esperança
Estrada Ministro Salgado Filho s/n 

16. UBS Pedro do Rio
Estrada União e Indústria s/n

17. PSF Secretário
Rua Visconde de São Bernardes nº 320

18. PSF Posse
Estrada União de Indústria nº 33.530

19. PSF Brejal
Estrada do Brejal Km 06 Posse

20. Coordenação Epidemiologia
Hospital Municipal Nelson de Sá Earp - Rua Paulino Afonso, 455

Nenhum comentário: