Febre Amarela: Secretaria de Saúde inicia vacinação volante em Petrópolis



A Secretaria de Saúde iniciou nesta quinta-feira (23.03) a vacinação volante que promoverá um cinturão de imunização nas áreas rurais e das matas do município. A ação foi realizada pela primeira vez na comunidade do Tapera que foi reconhecida em 2011, pela Fundação Palmares, como Quilombola. Dos 53 moradores locais, 20 foram imunizados na ação volante e 30 no PSF Boa Esperança, idosos e gestantes não foram vacinados.

Na sexta-feira (24.03) a vacinação volante terá início em áreas rurais dos bairros Caxambu, Boa Esperança e Vale das Videiras. No sábado (25.03), a imunização domiciliar continua no Caititu, Bonfim, Santa Mônica e Vale das Videiras.

A vacinação volante é uma das principais estratégias de imunização do município, uma vez que a ação preventiva deve ser direcionada aos moradores que residem nas áreas próximas a matas.

“Estamos garantindo que a vacina chegue à população que mora nas áreas do cinturão verde. Importante lembrar que nunca registramos casos de febre amarela em Petrópolis, então nossa imunização é preventiva e segue as diretrizes do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde de Estado. Seguindo estas diretrizes, orientamos também que as pessoas evitem as áreas de mata, trilhas e cachoeiras até 10 dias depois de tomarem a vacina”, explica o prefeito Bernardo Rossi.

A área do Quilombo pertence a 13 famílias de descendentes de escravos da fazenda Santo Antônio. A comunidade existe há mais de 100 anos e pela primeira vez em sua história recebeu uma ação local da Secretaria da Saúde.

O líder comunitário, Adão Cassiano, aprovou a vacinação que pôde imunizar todos os moradores da comunidade. “É a primeira vez que isso acontece aqui e nós ficamos muito satisfeitos pelo prefeito ter nos proporcionado isso. Assim que a vacina chegou nós levamos o máximo de moradores até o posto, mas assim que ficamos sabendo dessa vacinação nas casas, todos se tranquilizaram. Só três pessoas não tomaram a vacina por serem idosas e uma grávida”, disse Adão Cassiano.

Mais de 45 mil pessoas vacinadas desde sábado

A vacinação contra a febre amarela teve início no sábado (18.03) e já imunizou mais de 45 mil pessoas. O secretário de Saúde, Silmar Fortes, destaca que a campanha foi pensada para proporcionar a vacinação ao maior número de pessoas em áreas próximas ao cinturão verde do município.

“Conseguimos ao longo da semana abrir 50 pontos de vacinação e assim aumentamos as chances de a população tomar a vacina perto de casa. Para agilizar a distribuição e facilitar o acesso para as pessoas que moram em área mais distantes, estamos levando os agentes de saúde às áreas de difícil acesso com a imunização volante”, explica o secretário de Saúde, Silmar Fortes, lembrando que a vacina contra a febre amarela entrou para o calendário anual de vacinação. “Com isso ela passará a vir com mais regularidade para o município”, afirma. 

Comentários