quinta-feira, 23 de março de 2017

Defesa Civil vai convidar grupo de radioamadores para teste noturno das sirenes


Grupo apóia a Defesa Civil desde 2011, na tragédia do Vale do Cuiabá

A Secretaria de Defesa Civil de Petrópolis vai convidar a Rede de Operações de Emergência de Radioamadores de Petrópolis (ROER) para participar do primeiro teste noturno das sirenes do Sistema de Alerta e Alarme, que acontece no dia 10 de abril. A ideia é a integração das equipes para atuação em caso de desastre natural.

“Em um momento de emergência, muitas vezes a comunicação é comprometida. Este apoio da ROER é um instrumento importante nesses momentos, pois ajuda a orientar a atuação das equipes. Esta parceria com a ROER, com a Defesa Civil, contribui para que a resposta à população seja ágil e eficiente”, considera o secretário de Defesa Civil, coronel Paulo Renato Vaz.

O grupo é parceiro voluntário da Defesa Civil desde 2011, quando ajudou na tragédia que atingiu o Vale do Cuiabá. A atuação em conjunto é prevista na lei que institui a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNPDEC).

“Nossa primeira missão em conjunto foi na tragédia do Vale do Cuiabá, quando não havia nenhum tipo de comunicação. Montamos bases móveis de apoio, ajudando assim, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros”, lembra o diretor da Rede, Amarildo Sinigali Moreira, que ainda falou sobre o prêmio que a equipe conquistou pela atuação na tragédia. “Recebemos na Alemanha o prêmio ‘Antenas de Ouro’, uma espécie de ‘Oscar’ entre os radioamadores”, contou.

Em 2013, o mesmo grupo trabalhou na chuva que devastou a região chamada ‘Boca do Mato’, no Quitandinha. A rede, criada em 2009 e que conta com 22 profissionais, também atuou em três grandes incêndios florestais que atingiram a Reserva Biológica Estadual de Araras. A principal característica dos radioamadores é a atuação em locais onde a comunicação é mínima ou nula.

“No momento de desastre, a comunicação é a maior dificuldade. A equipe da ROER é profissional no assunto, e dá um apoio importante aos agentes da Defesa Civil, que assim podem ficar focados em suas ações”, explica o diretor do Departamento Técnico, Operacional e de Fiscalização da Defesa Civil, Ricardo Branco.

Atualmente, as reuniões da Rede de Operações de Emergência de Radioamadores de Petrópolis acontecem na Sala de Cooperação da Defesa Civil. A próxima está marcada para o dia 11 de abril.

“Estamos sempre dispostos a ajudar a Defesa Civil. É uma longa parceria com benefícios para todos. Este ano, por exemplo, ministramos o nosso curso de iniciação ao radioamadorismo na Sala de Cooperação, além das nossas reuniões mensais”, disse Amarildo.

O teste das sirenes do Sistema de Alerta e Alarme vai acontecer normalmente no dia 10 de abril pela manhã, às 10h, e também à noite, às 20h, quando a equipe da ROER será convidada a participar. Também está prevista a realização, no dia 20 do mesmo mês, um outro simulado noturno, também às 20h.

Nenhum comentário: