Carros são engolidos por enchente e ocupantes resgatados na Serra do Rio

Oito pessoas foram resgatadas em uma enchente na Rua Coronel Veiga, em Petrópolis, na Região Serrana do Rio, no final da tarde desta terça-feira (14). Dois carros foram engolidos pelas águas do rio Quitandinha e os ocupantes foram salvos por funcionários de duas empresas que ficam às margens da pista. No bairro Duques, um senhor de 72 anos morreu soterrado. O corpo foi encontrado na noite desta terça. A Defesa Civil registrou 14 ocorrências na cidade.

Em um dos carros estava um casal e, no outro, quatro ocupantes, sendo uma criança, dois homens e uma mulher (vídeo acima). Mais duas senhoras que estavam em um ponto de ônibus também ficaram ilhadas e foram resgatadas com o uso de uma escada (vídeo abaixo). Todos passam bem.


Mulher ficou ilhada em cima do automóvel no meio da enchente (Foto: Carlos Emanuel/arquivo pessoal). fonte: G1

Em um dos carros estava um casal e, no outro, quatro ocupantes, sendo uma criança, dois homens e uma mulher (vídeo acima). Mais duas senhoras que estavam em um ponto de ônibus também ficaram ilhadas e foram resgatadas com o uso de uma escada (vídeo abaixo). Todos passam bem.
Segundo Carlos Emanuel, que trabalha em uma empresa de ônibus, as senhoras foram salvas com a ajuda de duas escadas e de cinco trabalhadores. Já o casal que ocupava um dos carros saiu pela janela e foi resgatado por funcionários de uma empresa de óleos lubrificantes. De acordo com Carlos, após serem salvos com a ajuda de uma corda, o carro ficou totalmente submerso e só apareceu horas depois quando a água abaixou.

No outro carro, onde estavam mais quatro pessoas, Carlos contou que a criança foi a primeira a ser salva também pelos trabalhadores da empresa de óleos lubrificantes. Em seguida, a mulher saiu do veículo pela janela, mas ficou ilhada em cima do automóvel.

A equipe da empresa de ônibus jogou a corda para segurar o carro e tentaram puxar, mas a força da água arrebentou a corda e arrastou o veículo que bateu em um muro. Neste momento, os outros dois ocupantes saem do carro e com a ajuda dos trabalhadores conseguiram pular o muro da empresa.
A mulher também pulou mas escorregou e caiu na água. Ela conseguiu voltar para a parte de cima do carro e depois também saltou para o interior da empresa.
“Era muita água! Todo mundo ficou assustado! Aqui sempre enche, mas tem muito tempo que não víamos uma enxurrada assim”, disse Carlos Emanuel.

Segundo o balanço da Secretaria de Defesa Civil houve um pequeno deslizamento de terra no bairro Independência, há registro de quedas de galhos na João Xavier, no Bingen. As ruas do Imperador, Alencar Lima e Imperatriz, além das Praças Dom Pedro e Duque de Caixas ficaram parcialmente alagadas, assim como as ruas Bingen e Paulo Hervê.
O maior índice pluviométrico registrado na última hora foi no Quitandinha, onde choveu 68 milímetros. Às 16h45, foram acionadas as sirenes do São Sebastião, 24 de Maio e Vila Felipe. As outras 15 sirenes foram acionadas às 17h15. A abertura destes pontos de apoio também foi solicitada nos mesmos horários.

Comentários