domingo, 19 de março de 2017

Asas para os livros: Projeto que estimula a libertação dos livros faz parte da Praça Florida, em Petrópolis



Quem tem o hábito da leitura, normalmente, adquire também a prática de acumular livros. Facilmente, vemos coleções inteiras paradas nas prateleiras acumulando pó e conhecimento. Isso porque poucas são as pessoas que conseguem reler um mesmo livro várias vezes. Pensando em estimular a circulação do conhecimento por meio do livro, várias iniciativas de "desapego" surgiram no mundo. Em Petrópolis, o projeto nasceu há três anos com o nome "Libertação dos Livros". Com exemplares circulando por quatro países diferentes, a edição deste ano traz uma novidade: no dia 09 de abril, durante a cerimônia da Libertação dos Livros teremos o lançamento de uma plataforma digital para acompanhar as viagens dos livros libertados. 

Um dos idealizadores do projeto, Vagner Souza, explica que o projeto faz parte do evento Praça Florida e nasceu com o objetivo de dar visibilidade aos livros dos autores homenageados durante o evento. "Neste três anos, o projeto contribuiu para a disseminação de 40 livros espíritas de autores como Suely Caldas Schubert, José Raul Teixeira, Richard Simonet, José Carlos De Lucca, Professor Cezar Reis, em quatro países diferentes como Portugal, Nova Zelândia, Canadá e Suíça. Este ano, será a vez dos livros de Haroldo Dutra Dias", adiantou. 

A ideia é fazer com que o livro não fique preso a uma única pessoa.  Assim que adquirir o exemplar, a pessoa escolhida deverá fazer um cadastro no site indicado colocando o número de identificação do livro que está lendo. Desta forma, será possível saber quem ela é e onde o livro está. A intenção é que o livro percorra o mundo levando mensagens de paz e amor e que a obra não tenha como destino óbvio a prateleira de uma estante.

“As pessoas são sempre conhecidas e escolhidas pela confederação para que possamos cobrar a libertação do livro. Nesse ano teremos a utilização de um programa online onde essas pessoas terão prazos e serão lembradas sobre a data de passar esse livro a diante. Nesta edição da libertação dos Livros, quatro escolhidos vão receber o livro “O amor nas cartas de Paulo”, de Haroldo Dutra Dias, das mãos do próprio autor no último dia do evento Praça Florida 2017", explicou Vagner. 

O projeto Libertação dos Livros íntegra o evento inter-religioso Praça Florida, que há oito anos estimula o compartilhamento de conhecimentos diferentes sobre assuntos atuais dentro das religiões. A Praça Florida acontece entre os dias 31 de março e 09 de abril nas cidades de Petrópolis, São José do Vale do Rio Preto e Rio de Janeiro. A edição deste ano contará e com a presença de nomes como José Raul Teixeira, Haroldo Dutra Dias, Aloísio Silva, João Rocha, Vinícius Lousada e outros. Mais informações pelo site: https://www.facebook.com/PracaFloridaDeLivros/?fref=ts

Nenhum comentário: