Vereadora Gilda Beatriz quer atendimento direcionado a idosos que têm direito à Isenção de IPTU em Itaipava



Pensando em facilitar a locomoção de idosos que moram nos Distritos, Gilda Beatriz, que é vice-presidente da Comissão de Defesa da Pessoa com Deficiência e do Idoso da Câmara Vereadores de Petrópolis, RJ, solicitou que a Secretaria de Fazenda instale um balcão de atendimento no Centro de Cidadania Desembargador Jorge Loretti, em Itaipava.

Até o momento, os pedidos de isenção devem ser protocolados apenas na sede da Secretaria de Fazenda, que fica no prédio anexo à sede da prefeitura, na AV. Koeler, 260 – Centro.

“É uma questão simples de ser resolvida, mas que pode fazer uma grande diferença para os idosos que vivem distantes. Recebi relatos de pessoas que chegam a levar mais de duas horas da Posse ao Centro para protocolar o pedido. No local existe espaço e estrutura. Atendendo o nosso pedido, o Centro de Cidadania será revitalizado pela Prefeitura e ficará ainda mais acessível. É o local ideal para o atendimento”, explica a vereadora.

Agora, além do posto do Detran, Defensoria Pública, Tribunal Regional Eleitoral (TRE), uma unidade do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) e um grupo de apoio de Alcoólicos Anônimos (AA), o Centro de Cidadania conta com o serviço de emissão de carteira de trabalho e balcão de empregos.

“Este será mais um passo no sentido de desburocratizar as relações do cidadão, aproximando o poder executivo de quem mais precisa do seu apoio. Tenho certeza que serei atendida em mais este pedido. Qualquer dúvida sobre a isenção, os idosos podem entrar em contato com o meu gabinete 2291-9214 ou 2291-9215”, completa.

De acordo com a Lei 6.930/12, pessoas com mais de 60 anos que possuam apenas o imóvel em que residam e têm renda de até dois salários mínimos têm direito à isenção de IPTU no município.