UFF e Prefeitura ampliam parceria em Petrópolis: Bernardo Rossi quer trazer mais cursos para a cidade



O reitor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Sidney Mello, e o prefeito Bernardo Rossi se reuniram na tarde da última quarta-feira (22.02) para consolidar a cooperação entre a universidade e seu campus Petrópolis e a administração municipal.  Com 150 alunos divididos em três turmas do curso de Engenharia de Produção, a UFF quer reforçar a parceria com a prefeitura para o Centro de Inovação e Operações em Desastres em Regiões Serranas, CiopSerra, instalada para propor soluções de prevenção a desastres naturais.

“Todas as instituições de ensino superior na cidade, que abrangem 18 mil alunos, são importantes para o desenvolvimento de Petrópolis. Mais do que a formação de mão de obra, queremos interagir com o mundo acadêmico que tem muito a oferecer em pesquisa e inovação”, afirma o prefeito Bernardo Rossi.

“Quero fazer parte do conselho do pólo tecnológico que é uma área forte e com perspectiva de crescimento e pedi a nossa inscrição no organismo para estreitar ainda mais os laços com Petrópolis e porque a UFF tem muito a oferecer principalmente pela sua expertise em engenharia”, antecipa Sidney Mello.

A Defesa Civil vai passar a operar contando com as informações e análises do CiopSerra. O centro vai propor ações a partir dos problemas relacionados aos desastres na serra. O Ciop conta com profissionais da UFF, alunos e professores do Departamento de Engenharia de Produção.

“Acredito que podemos iniciar ajudando a prefeitura a delimitar áreas de risco por meio dos cursos de geoprocessamento, geologia, geografia e meio ambiente”, aponta Sidney Mello.

“UFF tem outros campus no interior e na serra e escolheu Petrópolis para basear este centro e temos de usá-lo da forma mais produtiva possível”, afirma o prefeito Bernardo Rossi que prevê ainda ampliação dos cursos da universidade federal na cidade. “Daremos total apoio para novas formações serem oferecidas pela UFF na cidade”.