Revitalização do Palácio de Cristal: Secretaria de Estado vai apoiar desenvolvimento do turismo em Petrópolis



O secretário de Estado de Turismo, Nilo Sergio Felix, vai intervir diretamente junto ao Ministro do Turismo, Marx Beltrão, para agilizar a revitalização do Palácio de Cristal. Além de pedir celeridade no projeto, o secretário pedirá agilidade na liberação de recursos da emenda parlamentar para investimentos em sinalização turística de Petrópolis - uma das cinco cidades indutoras do Turismo no estado. O anúncio foi feito pelo secretário, nesta terça-feira (07.02), em reunião no seu gabinete com o responsável pela pasta de Turismo de Petrópolis, Marcelo Valente, que vai presidir a futura empresa de economia mista que vai traçar ações públicas para o setor no município.

"Estarei nessa semana com o ministro Beltrão e entregarei em mãos esse projeto de revitalização do Palácio de Cristal, que é um atrativo pelo qual tenho especial carinho, e certamente é um dos principais cartões postais da cidade. Tenho essa ligação especial até por ter envolvimento direto com a última grande reforma do Palácio. Recebi essa demanda quando era presidente da Embratur, a pedido do então ministro da Indústria, do Comércio e Turismo, Francisco Dornelles. Vermos um município que tem produto, como Petrópolis, e que quer investir no Turismo, é muito bom. Temos todo o interesse em ajudar no desenvolvimento do turismo da cidade. Vamos levar as demandas ao ministro e acompanhar a situação", destacou o secretário de Estado de Turismo, Nilo Sergio.

Para o futuro secretário municipal de Turismo, Marcelo Valente, ter o apoio do órgão responsável por fomentar o Turismo do estado que recebe o maior número de visitantes no país só trará vantagens e avanços para o segmento em Petrópolis. O município recebe por ano cerca de 1,6 milhão de turistas e a meta é desenvolver o setor.

"Separar as pastas de Turismo e Cultura para focar ações específicas para cada setor, já mostra como o prefeito Bernardo Rossi reconhece o potencial da cidade. E ter esse aval do secretário Nilo Sergio, com toda sua bagagem e expertise em Turismo, e da secretaria para nos auxiliar no que for possível mostra que estamos no caminho certo para traçarmos projetos incríveis para Petrópolis. Muito bom ouvir do secretário a importância de Petrópolis para o Turismo do estado e nacional", ressaltou Marcelo Valente.

Projeto orçado em R$ 1,6 milhão, a revitalização do Palácio de Cristal prevê a reforma estrutural, dos banheiros e entorno do Palácio. Já a sinalização de pontos turísticos será custeada com verba de R$ 1 milhão de emenda parlamentar que vai contemplar, além de Petrópolis, Teresópolis e o Museu da República, no Rio de Janeiro.

"Já pedi para recuperarem uma contrapartida que já havíamos empenhado e depositado para outros projetos que não avançaram para quitarmos a nossa contrapartida desse projeto e garantirmos a emenda", afirmou Nilo Sergio, que pediu celeridade nessa questão.

"Agradeço o empenho do secretário em agilizar esse recurso que vai nos ajudar a solucionar uma carência nos distritos, que é a parte da sinalização turística. Juntos com a equipe técnica da SeTur vamos analisar os principais locais e atrativos que devem ser contemplados nessas regiões, como Secretário, Vale Florido, entre outros", observou Marcelo Valente.

Secretaria de Turismo vai dar suporte técnico a Petrópolis 


Durante o encontro, o secretário Nilo Sergio Felix colocou a equipe técnica e toda a Secretaria de Estado de Turismo à disposição da futura empresa de Turismo de Petrópolis, para auxiliar no desenvolvimento do setor. O secretário também enfatizou o compromisso de manter a cidade incluída no calendário de eventos e projetos da SeTur para divulgação dos atrativos.

"Temos a capacidade técnica. Junto com a iniciativa privada realizamos os fóruns, um evento importante no qual reunimos todos os empresários do setor da região, secretários e prefeitos durante um dia de trabalho com a SeTur. Temos o projeto Cidades Maravilhosas, no Morro da Urca e Corcovado, no qual convidamos as prefeituras para divulgarem suas cidades com um público que é do Turismo durante um fim de semana. Além do calendário de feiras, que temos o espaço da SeTur à disposição dos municípios. Isso tudo está disponível a Petrópolis, um destino que já está inserido em todo marketing e divulgação da nossa secretaria", explicou o secretário Nilo Sergio.

Outra questão apontada pelo secretário é a importância dos empresários do segmento realizarem o Cadastur, um cadastro feito pelo Ministério do Turismo. O documento promove o ordenamento, a formalização e legalização dos prestadores de serviços turísticos no Brasil.

"Temos hoje um grande problema que são muitos estabelecimentos que não fazem esse cadastro e outros que estão com eles vencidos. Isso nos impede de divulgar esses estabelecimentos em feiras. E com esse certificado que é emitido pelo Ministério do Turismo, por exemplo, as empresas podem ter acesso a recursos subsidiados para investirem nos seus negócios", comentou.

A reunião também teve a participação do secretário de Administração e Recursos Humanos, Marcus von Seehausen; do presidente da CPTrans, Maurinho Branco; do diretor de Operações da SeTur, Sergio de Mello Ferreira; diretor de Marketing, Luiz Henrique Garcia; diretor de Planejamento e Projetos, César Werneck; e do diretor administrativo e financeiro, Paulo Afonso.