terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Posto de Saúde do Retiro cria grupo de convivência que inicia atividades nesta quarta-feira



O Posto de Saúde do Retiro criou um grupo de convivência que passa a atuar a partir desta quarta-feira (15.02), oferecendo a conscientização e prevenção de doenças com palestras interativas, aulas de dança e de artesanatos que estimulam a socialização e a criatividade. Com mais de 1.500 atendimentos mensais, o posto é referência para os bairros Vale dos Esquilos, Comunidade do Alemão, Neylor, Cocada, Atílio Marotti e Quarteirão Brasileiro. A expectativa é envolver os 7.500 moradores que estão sob a cobertura das 17 agentes comunitárias de saúde nos eventos programados para todo o ano.

O secretário de Saúde, Silmar Fortes, explicou que a promoção à saúde através de atividades de integração, são as diretrizes propostas pela Secretaria de Saúde no acolhimento realizado pelos Postos e Unidades de Saúde do município.

“A participação da população e seu envolvimento fortalece as ações estratégicas para um melhor resultado dos problemas e necessidades em saúde”, avaliou.

O posto organizou um calendário anual de eventos, a começar pela primeira aula de dança, que acontece na parte externa do posto, em comemoração ao Carnaval no dia 24, sexta-feira da próxima semana.  O tema escolhido foi a campanha Xô Mosquito, para conscientizar a população quanto à importância de se evitar a proliferação do mosquito da dengue. A apoiadora do Retiro, Fátima Coelho, revelou que toda decoração é feita pelas próprias agentes comunitárias com materiais adquiridos por doação.

“A criatividade é toda das nossas agentes que buscam parcerias com o comércio e recebem doações para realizarmos a decoração. As aulas de dança e de artesanatos são feitas por elas também em um trabalho voluntário. Isso mostra o comprometimento da equipe na saúde e no bem-estar dos pacientes.”, afirmou.

As aulas de dança acontecem nas sextas-feiras de manhã e as de artesanatos e crochê na quarta-feira à tarde. Estão previstas ainda a criação de uma horta comunitária com o objetivo de apresentar as ervas medicinais e temperos naturais que auxiliam a diminuição do consumo de sódio, presente nos temperos prontos.

A Diretora da Atenção Básica, Fabíola Heck, comentou que o posto serve de exemplo para as outras unidades e que já articula ações direcionadas para o Dia Internacional da Mulher. No posto do Retiro acontecerá um Dia da Beleza com limpeza de pele e penteados, além de uma palestra de conscientização sobre a saúde da mulher.

“Nós queremos fazer desta iniciativa uma ação que sirva de exemplo para os outros postos. Cada um, dentro das suas possibilidades, pode criar as suas formas de interagir com o paciente. Seja uma palestra ou uma panfletagem durante as visitas nos bairros, a comunidade será assistida e informada sobre os programas que oferecemos dentro da Atenção Básica.”, afirmou.

Nenhum comentário: