Guarda Civil encontra R$ 4,5 mil e devolve ao dono em Petrópolis


Há 20 anos na corporação, o guarda civil Elenias Albano Runs foi recebido pelo prefeito Bernardo Rossi na manhã desta sexta-feira (17.02). O prefeito fez questão de cumprimentar o agente de segurança que  encontrou uma carteira com R$ 4,5 mil perdida no Centro e devolveu o valor ao dono. A história aconteceu essa semana e a atitude de Elenias Albano Runs, foi reconhecida e elogiada por seus superiores e colegas. O dono da carteira, um empresário petropolitano, também já esteve com Elenias para agradecer.

“A Guarda Civil está sendo nosso orgulho.  Enquanto algumas cidades estão sofrendo na questão da segurança, aqui está sendo feito um trabalho bacana, com o choque de ordem, a presença maciça no patrulhamento da cidade e outras tantas ações. Elenias é um exemplo, uma honra tê-lo como servidor de nossa cidade”, destacou o prefeito.

Na última quarta (15.02), por volta de 14h, o guarda Runs fazia deslocamento à pé para orientar o trânsito na Rua Dr. Nelson de Sá Earp. Quando passou próximo à subida da Rua Teresa e percebeu que havia carteira embaixo de um carro. Ao pegar o objeto, constatou uma grande quantidade de dinheiro e avisou a corporação sobre a ocorrência. Ele contou ao prefeito como conseguiu identificar o dono da quantia, o empresário Oldemar de Jesus Almeida.

“Eu tirei uma foto do veículo, para ajudar na identificação do dono. Alguém avisou o rapaz, que procurou a Guarda informando que havia perdido a carteira e não tinha nem mais esperança de recuperar o dinheiro, queria apenas encontrar os documentos. Mas em nenhum momento passou pela minha cabeça fazer qualquer outra coisa que não fosse devolver esse dinheiro. Acho que todo ser humano deveria agir assim”, disse o guarda.

O dono do dinheiro iria fazer um depósito em um banco. Ao perceber que havia esquecido o cartão, voltou ao carro. Foi quando ele deixou a carteira cair e não percebeu. Ele foi alertado por um motoqueiro que um guarda tinha encontrado a carteira e se dirigiu ao Terminal do Centro, onde conseguiu recuperar o montante. O empresário agradeceu bastante a honestidade do guarda Runs e contou que já esteve em outro episódio semelhante há cerca de três anos.

“Graças a Deus foi ele que achou, porque se fosse outro, talvez nem os documentos eu teria recuperado. É uma coisa que é difícil hoje em dia. Mas tem pessoas boas ainda, nem todo mundo é igual. Isso também já aconteceu comigo, eu encontrei dinheiro e consegui entregar para o dono”, afirma o empresário.

O chefe da Guarda Civil, Jeferson Calomeni, também se mostrou orgulhoso com a atitude de um integrante da corporação que comanda e ainda disse que o reconhecimento do prefeito Bernardo Rossi dá ainda mais ânimo para continuar trabalhando.

“Essa atitude mostra que além das qualidades profissionais, esses guardas possuem imensas qualidades pessoais. Eu me sinto orgulhoso de fazer parte dessa Guarda e tenho certeza que o Runs era a pessoa certa no lugar certo. E ser recebido pelo prefeito é um reconhecimento daquilo que já fazemos há anos e não era valorizado. Esses são os valores que a Guarda tem, esses são homens competentes, honestos e trabalhadores”, comentou Calomeni.