Flanelinhas são flagrados cobrando por estacionamento em Petrópolis



Durante os domingos e feriados em Petrópolis, na Região Serrana do Rio, não é cobrada a taxa no estacionamento rotativo, aumentando o número de flanelinhas próximo aos pontos turísticos. Na manhã desta terça-feira (28), dois homens foram flagrados cobrando R$ 10 para que o motorista pudesse estacionar em uma vaga. Um guarda municipal estava no local e impediu que os flanelinhas fizessem a cobrança.

O flanelinha tem a profissão regulamentada como guardador de carros desde 1975, através d euma Lei Federal que regulamenta a profissão de guardador de carro, com o registro do Ministério do Trabalho. Caso contrário, pode ser processado por exercício ilegal da profissão e, em caso depedir dinheiro, ser autuado pelo crime de extorsão.

Segundo o tenente-coronel Eduardo Vaz Castelano, comandante da Policia Militar na cidade, o principal ponto de concentração dos flanelinhas é nos arredores do Palácio Quitandinha. Ele afirmou que a PM atua fazendo as prisões em flagrante e leva os suspeitos para a delegacia, onde a pessoa é autuada e o caso registrado. Ainda acordo com o comandante, na maioria das vezes, o flanelinha é liberado e volta a cobrar pelo estacionamento.

A Guarda Civil informou que está reforçando o patrulhamento na cidade para coibir a prática ilegal de cobrança de estacionamento por parte dos flanelinhas. Caso seja detido, o flanelinha será encaminhado para uma unidade policial e autuado pelo exercício ilegal da profissão.

fonte: G1

Comentários