terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

CPTrans encerra nesta quarta-feira sinalização da Washington Luiz: Condição precária da via aumentou o tempo de trabalho da intervenção



A precariedade da atual sinalização horizontal e vertical da Washington Luiz impossibilitou a conclusão do trabalho da Companhia Petropolita de Trânsito e Transportes (CPTrans) para às 6h desta terça-feira (14.02). A nova previsão dos técnicos é para a madrugada de quinta (16.02). Profissionais da companhia estão realizando a colocação de placas de sinalização, pintura de meio de pista, faixas de pedestres, linhas de estimulo a redução de velocidade, além de outras melhorias. Todo o trecho está recebendo especial atenção devido ao alto índice de acidentes.

            O trecho da Washington Luiz não recebia melhorias na sinalização há pelo menos quatro anos. O problema foi evidenciado com a retirada dos radares em outubro de 2015, quando não houve, sequer, melhoria na sinalização. Desde então, moradores e comerciantes reclamam diariamente dos veículos que passam em alta velocidade e já causou diversos acidentes.

              “A colocação de uma nova sinalização naquele trecho deverá ajudar a reduzir os acidentes. Nossos técnicos realizaram um projeto colocando linhas de estimulo AA redução de velocidade, mas, tudo isso, tem que ser aplicado de maneira adequada, sem pressa e com cuidado. Estamos seguindo rigorosamente as normas do Código de Trânsito. Além disso, vamos dar continuidade a nossas ações para melhorar o trânsito da cidade recuperando a sinalização para melhorar a mobilidade”, destacou o diretor-presidente da CPTrans, Maurinho Branco.

            Os projetos de revitalização consistem na colocação de sinalização vertical e horizontal. A vertical é formada por placas fixadas ao lado ou suspensas sobre a pista, que transmitem mensagens de perfil permanente. Elas podem ser de regulamentação, advertência e indicação. A horizontal se caracteriza por utilizar linhas, marcações, símbolos e legendas, pintados ou apostos sobre o pavimento das vias.

            “A sinalização horizontal tem como função organizar o fluxo de veículos e pedestres; controlar e orientar os deslocamentos em situações com problemas de geometria, topografia ou frente a obstáculos; complementar os sinais verticais de regulamentação, advertência ou indicação. Em casos específicos também têm o poder de regulamentação. É muito importante que os motoristas e os pedestres respeitem a sinalização, sem a colaboração da população não há ação que diminuo o risco de acidentes”, destacou o diretor técnico operacional da CPTrans, Luciano Moreira.

Nenhum comentário: