Bernardo Rossi chama concursados para assumir funções em postos de saúde

Concursados vão atender no Alto da Serra, Siméria e Alto Independência


O prefeito Bernardo Rossi está convocando oito médicos concursados para assumir funções em três postos de saúde: Alto da Serra, Alto Independência e Siméria. Bairros populosos, os locais estão sem médicos desde dezembro.  São seis profissionais – que por motivos diferentes, como falta de pagamento e licenças – deixaram de atender perto de 60 mil pessoas. Em vistoria nesta quinta-feira (02.02) de manhã no PSF do Alto da Serra, o prefeito Bernardo Rossi encontrou apenas enfermeiros atuando.

“Nosso esforço está concentrado na saúde e na medicina preventiva. Importante o funcionamento dos PSFs e é o que estamos colocando em ordem. Quero equipes completas e bom atendimento”, garante Bernardo Rossi.

No PSF do Alto da Serra também não havia dentistas atuando apesar dos dois consultórios montados no local.  A técnica em enfermagem Maria de Lourdes Silva mostrou ao prefeito os atendimentos que são feitos como curativos, nebulizações, aplicação de vacinas, medição de glicose e pressão arterial.  Sem os médicos a população não está contando com as consultas, encaminhamento para exames e especialistas.

“Ainda há o agravante do Pronto Socorro não ter pediatra. Assim, mães não conseguem muitas vezes pagar passagem de ônibus para socorrer os filhos na UPA de Cascatinha”, relatou a técnica em enfermagem.

Fernanda Meireles, trabalhando na parte administrativa do PSF, também reclamou do desvio de função: ela é técnica em enfermagem. Funcionários também relataram problemas na estrutura do prédio como infiltrações.

“Assim como nas escolas, onde estamos percorrendo todas e verificando que na maioria há problemas nas estruturas, faremos o mesmo na rede de saúde, avaliando os prédios e as melhorias que precisam ser feitas para os funcionários e para a população”, afirma Bernardo Rossi.

Comentários