terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Petrópolis: Noivos têm cerimônia de casamento em Libras



O casal Maicon Nascimento dos Santos e Eliane de Souza Oliveira, ambos com deficiência auditiva, realizou o sonho de casar em uma cerimônia celebrada em Libras - língua brasileira de sinais - através da tradução de uma intérprete da Central de Libras do município. O matrimônio aconteceu nesta segunda-feira (16.01), no cartório do 1º ofício, localizado na Av. Koeler. A interpretação foi solicitada na Secretaria de Trabalho, Assistência Social e Cidadania (Setrac) por uma amiga do casal e surpreendeu os convidados. A secretária Denise Quintella fez questão de prestigiar a cerimônia. 

“A central de libras faz um trabalho que pode ser solicitado por toda população que necessite. Basta que eles entrem em contato e programem o acompanhamento, que pode ser virtual ou presencial. Dentre as ações que acompanhamos estão a marcação de consultas médicas, solicitação de emissão de documentos pessoais, cadastramento nos programas sociais governamentais, consulta de situação de benefícios e auxílio na consulta de benefícios ao trabalhador”.

O casal, que já morava junto, tem um filho de um ano e desejava formalizar a união no civil. A intérprete da Central de Libras, Gisele Gimenez, explicou que já conhecia a família, pois havia feito o acompanhamento da irmã da noiva que também é deficiente auditiva.

“Fiquei muito feliz com o convite de poder auxiliar na interpretação do casamento, que para a família era muito importante”, comentou.
A central de libras também pode ser acionada para outras ações junto às unidades de saúde ou audiências judiciais.

“É importante divulgar que nós realizamos trabalho junto às secretarias da prefeitura, mas também prestamos o serviço junto às delegacias em atendimentos de ocorrências policiais, interpretação em atendimento médico, preferencialmente em unidades da rede pública de saúde (SUS), solicitação de remédios nas farmácias populares no primeiro atendimento e entrevistas de emprego no âmbito das agências públicas de emprego”, informou.

A Central de Libras está localizada na Secretaria de Trabalho, Assistência Social e Cidadania (Setrac). Endereço: Av. Barão do Rio Branco, 2.846, no Centro Administrativo da Prefeitura. Telefone: (24) 2233-8101.

E-mail: setrac@petropolis.rj.gov.br
Horário de atendimento: das 8h30 às 18h.

Nenhum comentário: