Governo trabalha para recuperar recursos de R$ 1,2 milhões destinados ao Parque Natural da Ipiranga

Projeto, que está parado desde 2010, prevê ampliação das trilhas e criação de um espaço Gourmet.

O governo municipal, por intermédio da Secretaria de Planejamento, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico trabalha para recuperar uma verba de R$ 1,2 milhões, que foi ignorada pelo governo anterior. O recurso será disponibilizado por intermédio da Câmara de Compensação Ambiental da Secretaria Estadual do Ambiente (SEA), que define a aplicação de recursos provenientes de termos de compensação ambiental devida por empreendimentos que geram impactos ambientais no estado. 

O projeto do parque - criado em 2010 - prevê a construção de uma área de convivência para os turistas, com restaurante e banheiro público. Além disso, a criação das trilhas três, quatro e cinco e a restauração de uma casa em ruínas que já existe no local. Uma sede própria para a Secretaria de Meio Ambiente também vai ser criada no local.  

Para Fred Procópio, que vai assumir a secretaria de Meio Ambiente, a ampliação do espaço vai beneficiar diretamente a população, que terá um espaço maior e bem mais acabado. Ele destacou que ainda que haverá uma nova reunião ainda neste mês para tratar do assunto.
“Petrópolis vai ganhar muito com a ampliação do Parque Natural. Está prevista a criação de uma área de convivência para os turistas, com restaurante e banheiro público. Além disso, haverá ainda a ampliação das trilhas três, quatro e cinco. Infelizmente, esse projeto foi deixado de lado pela gestão anterior e a cidade perdeu muito com isso”, disse Fred.

Até o final do mês, a SEA vai encaminhar a Prefeitura às exigências que o município precisa cumprir para a liberação da verba. Além disso, Fred lembrou que a indicação para o uso da verba foi deliberada pelos deputados estaduais André Corrêa e Marcus Vinicius.  

“A primeira reunião foi muito importante. Eles entenderam a importância do espaço para Petrópolis e, consequentemente, da reforma e da ampliação desse espaço. A Secretaria Estadual do Ambiente e o Inea serão grandes parceiros”, disse o futuro secretário. 

Comentários