terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Coleta de lixo vai estar normalizada até o final da semana, afirma governo Rossi



Com lixo, em muitos locais, acumulado desde o Natal, o governo Bernardo Rossi estima colocar em ordem o serviço até o final desta semana. Alegando dívida de R$ 11 milhões deixada pela administração anterior, a Locar paralisou o serviço na quarta-feira. “Além do caos financeiro, com caixa zerado, a herança de dívidas da administração anterior nos ocasionou problemas como esse, do lixo, que é de saúde pública, mas estamos resolvendo pontualmente todas as situações colocando nossa casa em ordem, nossa cidade em dia”, afirma o prefeito Bernardo Rossi.

As empresas Força Ambiental Ltda. e PDCA Servidos, contratadas de maneira emergencial na sexta-feira (06.01), atuam na cidade desde o mesmo dia da assinatura do contrato e estabeleceram um cronograma para atender a demanda de recolhimento de lixo. Nesta segunda-feira (09.01), 24 locais foram atendidos pelas equipes da nova empresa, entre os que recebem coleta diariamente e a cada dois dias.

A Força Ambiental está operando neste momento com 18 caminhões e 90 funcionários, e espera contratar mais 20 profissionais para completar as equipes e colocar todos os 22 caminhões coletores em circulação. A previsão é que até o final da semana a situação do recolhimento de resíduos esteja normalizada.

Os bairros com atendimento diário são: Quissamã, Estrada da Saudade, 24 de Maio, Independência, União e Indústria (Itaipava até a Posse) e Centro (à noite).

Nesta segunda, ocorreu a passagem dos caminhões pelas seguintes localidades: Castelânea, São Sebastião, Siméria, Bingen, Duarte da Silveira, Dias de Oliveira, João Xavier, Castrioto, Quarteirão Inglenheim, Mosela e adjacências, Corrêas e adjacências, Serra Velha, BR-040, Nogueira e adjacências, Araras, Fazenda Inglesa e Secretário.

Para esta terça, o cronograma de recolhimento seguirá pelos bairros a seguir: Roseiral, Carangola, Jardim Salvador, Caxambu, Floresta, Provisória, Humberto Rovigatti, Loteamento Samambaia, Corrêas, Castelo São Manuel, Estrada de Teresópolis, Vale do Cuiabá, Madame Machado, Santa Mônica, Estrada das Arcas e Pedro do Rio – além dos locais onde a coleta passa todos os dias.

Além disso, a Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep) realizou coleta de lixo em caçambas metálicas de grande porte nas ruas São Norberto (Valparaíso), dos Ferroviários (Alto da Serra) e Oswero do Carmo Villaça (Morro da Oficina). A Comdep também iniciou retirada de entulho. Pela manhã, o serviço foi feito no São Sebastião. À noite, o trabalho acontecerá na Provisória. O recolhimento do entulho terá sequência nesta terça-feira (10.01).

“A coleta já está entregue à empresa contratada e a Comdep segue dando apoio e realizando o recolhimento em locais mais estreitos onde eles ainda não conseguem chegar por causa do caminhão pequeno, são oito veículos que entram em operação até quinta-feira. Até o final da semana estará funcionando com normalidade.”, garantiu o diretor-presidente da Comdep, Wagner Silva.

A moradora de um dos locais atendidos nessa segunda-feira, Ana Santos, que reside no Sargento Boening, destaca o maior problema que a falta de coleta pode acarretar.

“Saí pela manhã e, quando voltei, na hora do almoço, já tinham recolhido o lixo. Acho importante que a coleta esteja voltando ao normal, esse lixo espalhado pela rua é perigoso para nossa saúde”, ressalta a moradora.

Nenhum comentário: