sábado, 14 de janeiro de 2017

Coleta de lixo fica 63% acima da média em uma semana: Força Ambiental coletou 444 toneladas/dia



Nos últimos dias, a Força Ambiental coletou 444 toneladas/dia de lixo; normalmente, são 272 toneladas diariamente

A empresa já opera com 23 máquinas e vai trazer mais sete compactadores pequenos para atuar em locais de difícil acesso

Com lixo acumulado nas ruas desde antes do Natal, a coleta na cidade cresceu 63% por dia desde dia 09 quando uma nova empresa, contratada emergencialmente, passou a operar. A previsão é de regularizar a coleta em toda a cidade na próxima semana.

“O caos deixado pela administração anterior na questão da coleta de lixo está sendo resolvido pelo governo Bernardo Rossi e em pouco tempo. É um recorde a coleta alcançar este volume”, aponta o presidente da Comdep, Wagner Silva.

 Nesta semana, a empresa contratada emergencialmente para fazer o serviço, após a Locar  interromper o trabalho alegando dívida de mais de R$ 11 milhões acumulada pelo último governo, recolheu 63% de lixo a mais por dia em média. O ápice foi o último sábado (07.01), quando foram retiradas 630 toneladas de resíduos da cidade.

Normalmente, são recolhidos em torno de 272 toneladas de lixo diariamente em Petrópolis. Porém, apenas entre segunda (09.01) e quinta (12.01), a Força Ambiental coletou em média 444 toneladas/dia. O esforço maior aconteceu durante o final de semana, quando 1.050 toneladas foram retiradas das caçambas da cidade e levadas para o transbordo de lixo, às margens da BR-040. Ao longo dessa semana, foram mais 1.778 toneladas.

A PDCA Serviços, que transporta o lixo do transbordo para o aterro sanitário de Pedro do Rio, fez 51 viagens de carretas carregadas de resíduos nesse período de atuação.

Após a contratação emergencial das duas empresas para fazer o recolhimento e o transporte do resíduo domiciliar, respectivamente, 85% do serviço já foi normalizado. As maiores dificuldades são as partes mais altas ou de difícil acesso para os caminhões grandes, como morros ou locais com ruas estreitas.

Temporariamente, a Força Ambiental alugou três caminhões pequenos para realizar a coleta nesses locais. Na próxima quarta (18.01), a empresa já vai contar três compactadores de pequeno porte próprios. Uma semana depois, serão mais quatro. Dessa forma, a empresa vai atuar com uma frota de 30 caminhões rodando a cidade. Ao todo, mais de 200 pessoas foram contratadas para o serviço.

“ Um desafio que está sendo cumprido colocar a coleta em dia. Isso libera a Comdep para realizar o recolhimento de entulho. Quatro caminhões e duas máquinas estão sendo utilizados para esse serviço”, completa Wagner Silva.  

Nenhum comentário: