Atendimento especial para IPTU a partir hoje (terça, 17) no Centro de Cultura

Guias para pagamento devem ser retiradas exclusivamente no Centro

A Secretaria de Fazenda inicia nesta terça-feira (17.01) o esquema de atendimento especial para contribuintes que precisam fazer a retirada de guias para pagamento de Imposto Predial Territorial e Urbano (IPTU). O “Centro de Atendimento ao Cidadão”, que tem oito guichês para atendimento, foi instalado no prédio do Centro de Cultura Raul de Leoni para facilitar o acesso e dar mais conforto aos contribuintes. Ao todo, 114 mil imóveis estão cadastrados junto à Secretaria de Fazenda. 

“Trazendo esta estrutura para a área mais central da cidade, conseguiremos facilitar a vida do contribuinte, que desta forma não precisará ir até a Secretaria de Fazenda na Av. Koeler para retirar o seu boleto e voltar para fazer o pagamento no banco”, explica o secretário de Fazenda, Heitor Luiz Maciel Pereira.

O atendimento ao público funcionará de segunda a sexta-feira das 10 às 18h no térreo do prédio, que fica na Praça Visconde de Mauá, também conhecida como “Praça da Águia, no Centro. Emissões de carnês e parcelamentos de débitos de IPTU ficarão disponíveis exclusivamente neste local até o fim do mês de fevereiro.

“Os contribuintes devem estar atentos aos prazos para aproveitarem os descontos oferecidos para pagamentos em cota única”, destaca Heitor Pereira. Até o dia 23 deste mês, contribuinte que quitarem o imposto em cota única têm 12% de desconto. Pagamentos em cota única têm ainda descontos de 10% para quem quitar até o dia 20 de fevereiro e 7% para pagamentos efetuados até 20 de março. 

A retirada dos boletos pode ser feita ainda pela internet, no site www.petropolis.rj.gov.br. O link para a impressão da segunda via está disponível na página principal da prefeitura. Em caso de dúvidas o proprietário do imóvel deve entrar em contato com a Secretaria de Fazenda pelos telefones: 2246-8526 e 2242-6260.

“Adotamos uma política de austeridade. Reduzimos despesas e estamos controlando rigorosamente os gastos para cobrir o rombo que encontramos nas contas da prefeitura. Faço um apelo a todos os petropolitanos que possam somar com o pagamento do IPTU em cota única. Garanto que o resultado desta parceria será percebido com a melhora dos serviços no dia a dia”, assegura o prefeito Bernardo Rossi.