sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Agentes de convênios das Secretarias recebem treinamento para agilizar captação de recursos federais


Com o objetivo de ampliar o conhecimento dos agentes sobre os processos de captação de recursos externos para que Petrópolis esteja cada vez mais apta a receber verbas destinadas a obras, insumos e outras intervenções públicas, a Coordenadoria Especial de Gestão Estratégica (Cege) da prefeitura realizou, nesta sexta-feira (20), um encontro de capacitação sobre o Siconv - Sistema de Convênios do Governo Federal, para cerca de 40 servidores designados pelas secretarias municipais e autarquias, que irão atuar como agentes de convênios.

 “Nas gestões anteriores, muitos convênios deixavam de ser firmados e, consequentemente, recursos foram perdidos devido à falta de integração das secretarias com o Sistema de Convênios e a falta de apresentação de projetos para a captação. Com esse novo sistema de trabalho, iremos agilizar os processos dos convênios e, através da apresentação de projetos mais elaborados e específicos, será possível aumentar a captação de recursos federais”, explicou o Coordenador de Gestão Estratégica, Roberto Rizzo Branco. 

O curso foi realizado pela gerente da unidade GIGOV Niterói da Caixa Econômica Federal, setor que atende gestores públicos (governos e municípios), Ana Denise Coimbra, a convite do Coordenador Especial de Gestão Estratégica da Prefeitura de Petrópolis, Roberto Rizzo Banco.

A representante da Caixa apresentou aos servidores os tipos de convênios e financiamentos disponibilizados pela União, explicou como eles são incluídos no Sistema online de Convênios (Siconv) do Governo Federal e as formas com que os municípios podem cadastrar seus projetos para receber recursos. Também foram apresentados aos participantes todos os convênios vigentes que são geridos pelo município, através do Siconv e por intermédio da CEF.

O encontro teve ainda uma apresentação sobre o funcionamento da Coordenadoria Especial de Gestão Estratégica e sobre as funções que serão exercidas pelos agentes de convênios e profissionais designados por cada secretaria apta a receber recursos externos. 

“O objetivo é que eles troquem informações, produzam novos projetos e que possamos gerir programas juntamente com os assistentes do Departamento de Projetos e Convênios”, explica o Roberto Rizzo. 

Participaram do evento, realizado no Centro de Cultura Raul de Leone, representantes das secretarias de Saúde, Educação, Planejamento, Obras, Esporte, Cultura, Fazenda, Meio Ambiente, Setrac, além da Procuradoria Geral, Defesa Civil e do Departamento de Projetos e Convênios da Coordenadoria Especial de Gestão Estratégica. 

Um novo curso de capacitação da Caixa Econômica Federal aos agentes de convênios, fiscais e técnicos da Prefeitura que irão operar os convênios está previsto para o mês de março.

Nenhum comentário: