Mosela ganha área de preservação ambiental permanente no terreno da nova loja do Armazém do Grão



Um antigo campo de futebol de 4 mil m², localizado no terreno da nova loja do Armazém do Grão na Mosela, foi transformado ao longo dos últimos três anos em uma área de preservação permanente. Para isso foram plantadas mais de 300 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica. As árvores vão contribuir para melhoria na qualidade do ar e preservação da fauna e da flora no bairro.

“Ao se fazer o projeto do Armazém do Grão na Mosela, houve uma preocupação não só com a estrutura do empreendimento, mas também com a sustentabilidade. Para nós, é um orgulho poder ter transformado essa área em algo que vai ser preservado para as futuras gerações”, comenta o diretor da Rede, Antoane Correa. 

O bairro é um dos mais tradicionais da cidade e recebeu a loja há cerca de uma semana. A unidade foi toda planejada e construída a partir de um projeto inovador, que prioriza conceitos de sustentabilidade e acessibilidade e oferece à população conforto, comodidade, segurança e infraestrutura.

Além da imponente fachada, a arquitetura usa tecnologia steel deck, que dispensa a utilização de madeira. O consumo sustentável de energia está presente em todo o planejamento, por isso foram instaladas grandes paredes de vidro, que privilegiam a iluminação natural e lâmpadas de LED, de baixo consumo. Pensando no meio ambiente, também foram instalados um telhado térmico, sistema de ar condicionado independente, uso do gás natural nas áreas de produção e um sistema de captação de águas pluviais para reaproveitamento.

A loja ainda proporcionou à região uma nova faixa de pedestres, recuo para o ponto de ônibus, e uso de material mais apropriado na construção do muro de gabião que sustenta a rua. A estrutura também foi construída voltada para a acessibilidade e têm todos os setores adaptados, além de oferecer serviços especiais, vagas exclusivas, cadeiras de rodas e carrinhos de compras adaptados. O objetivo do projeto era priorizar sustentabilidade e responsabilidade social.

Durante o coquetel de inauguração do empreendimento, realizado no último mês, o atual prefeito Rubens Bomtempo, comentou a importância da loja para o município: “São poucas lojas desse serviço que vão conseguir ter uma qualidade como essa. A Mosela saiu ganhando demais. Petrópolis está de parabéns em ter uma empresa desse porte, com essa qualidade. Eu já fui morador daqui, tenho uma história com o bairro e nós percebemos que a história da Mosela será recontada a partir de agora”.

Comentários