Deslizamento de terras destrói casa em Petrópolis, no RJ



Um deslizamento de terras destruiu uma casa em Petrópolis, Região Serrana do Rio, na madrugada desta quinta-feira (15). O incidente aconteceu no bairro Siméria e é uma das 67 ocorrências que o município registrou nas últimas 24 horas. Apesar disso, não houve vítimas ou feridos. Em todo o primeiro distrito há pelo menos três famílias desalojadas que foram para a casa de parentes ou amigos.

O maior índice pluviométrico foi registrado no Independência, onde choveu 206 milímetros em 24 horas. A Defesa Civil opera no estágio de alerta. Além do Siméria, uma casa foi atingida por uma barreira no São Sebastião. Na Mosela, um deslizamento descalçou um imóvel. De acordo com a Defesa Civil, as famílias informaram que iriam para casa de outras pessoas. Há registro de quedas de barreiras também no Quitandinha, Duarte da Silveira, Morin, Meio da Serra, Rua Teresa e Pedras Brancas.

“A previsão de chuvas fortes continua, por isso é fundamental que os moradores de áreas de risco se previnam. Até mesmo porque o solo já está encharcado, então o risco de deslizamentos nas próximas horas é real. Quem mora em área de risco deve agora agir para garantir a segurança de sua família. Essas pessoas devem sair imediatamente de casa e procurar um local seguro”, disse o secretário de Defesa Civil e Segurança Pública, Rafael Simão.

Técnicos da Defesa Civil seguem nas ruas atendendo aos chamados e estão acompanhados por técnicos da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica) e do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), que estão em Petrópolis para um treinamento.

De acordo com a Defesa Civil, os pontos de apoio mantidos pela Prefeitura serão abertos, a qualquer hora do dia, caso seja necessário. Moradores de áreas de risco que precisarem desses pontos devem ligar para a Defesa Civil pelo telefone 199. A ligação é gratuita.

fonte: G1

Comentários