Bernardo Rossi anuncia nomes para Secretaria de Meio Ambiente e Gabinete da Cidadania



O prefeito eleito Bernardo Rossi anunciou os nomes que completam o quadro de secretários de seu futuro governo. Fred Procópio será o novo secretário de Meio Ambiente e Ana Maria Rattes assumirá o Gabinete da Cidadania, pasta que será criada para promover políticas de inclusão, direitos humanos e defesa do consumidor. A estrutura estará ligada ao Gabinete do Prefeito.

“Ambos são pessoas que amam Petrópolis e querem o bem comum da população. Todos estão compromissados com as metas e projetos que estamos construindo para mudar o panorama do município. Teremos muito trabalho pela frente e, para isso, devemos contar com um time que corrobore com essa missão”, destacou Bernardo Rossi.

Fred Procópio é petropolitano, 31 anos, graduado em Gestão Estratégica de Marketing pela Universidade Estácio de Sá, acadêmico do sétimo período de Direito na Universidade Católica de Petrópolis, onde é pesquisador voluntário do grupo de pesquisa Justiça e Direitos Humanos. Foi assessor parlamentar do deputado Luiz Paulo Corrêa da Rocha, líder do PSDB na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. Primeiro suplente de vereador nas eleições de 2012 e de 2016. Exerceu a presidência do PSDB em Petrópolis de 2014 a maio de 2016.


“Assumir a secretaria de Meio Ambiente é um desafio. Temos que olhar com carinho para a questão ambiental em Petrópolis. O organograma da secretaria exigirá um corpo técnico muito forte, com profissionais envolvidos de forma latente com essa demanda. A Lei de Resíduos Sólidos entrará em vigor e teremos que planejar uma logística para que todos possam se adequar. Temos que desemperrar a máquina pública, com responsabilidade, para dinamizar de forma planejada e equilibrada a urbanização da cidade. Vamos atuar como parceiros da iniciativa privada, ensinando o caminho correto e evitar a perda de tempo e erros que podem ser evitados. Vamos também rever o trabalho de fiscalização, com a melhora do efetivo, reestruturando e aparelhando melhor a Guarda Ambiental. Vamos trabalhar muito para superar todas as dificuldades”, afirmou Fred.

Ana Maria Rattes, carioca, 77 anos, advogada, viúva do ex-prefeito Paulo Rattes, criou e foi secretária municipal de Apoio Comunitário. Foi eleita deputada federal pelo PMDB em 1986 e integrou a bancada feminina durante a Assembleia Nacional Constituinte em 1988. Foi uma das fundadoras do PSDB. Ana Maria Rattes também criou a subsecretaria de Políticas para as Mulheres, do governo estadual, além de presidir o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher. Participou também como subsecretária de Estado, durante a gestão do governador Marcelo Alencar, na implantação dos Centros Comunitários de Defesa da Cidadania (CCDCS).

”Espero poder colaborar com o prefeito eleito Bernardo Rossi à frente da Prefeitura da melhor forma possível. Temos o foco de realizar uma administração moderna, enxuta, correta e que faça a diferença. A preocupação primeira passa a ser com o cidadão, por intermédio da implementação de políticas afirmativas de inclusão, transparência, diálogo permanente com a sociedade civil e a promoção da defesa dos direitos individuais e coletivos. Espero também ser um veículo para a aproximação do cidadão com a gestão pública, e ouvir de fato suas necessidades. A incorporação desse viés irá garantir a nota máxima na prática democrática de um governo aberto, como é o desejo do futuro prefeito. Apesar das dificuldades encontradas inicialmente, o planejamento estratégico eficiente e o aperfeiçoamento dos canais de diálogo garantirão o sucesso dessa gestão”, concluiu Ana Maria Rattes.