quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Inea diz que pluviômetros estão “em manutenção”

foto: divulgação 

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) disse que as estações pluviométricas (que medem a chuva) da Região Serrana estão em manutenção e que alguns equipamentos estão com sunal ruim por culpa da operadora telefônica da região. Oito das vinte estações pluviométricas de Petrópolis estão sem funcionar a duas semanas. Os equipamentos são de responsabilidade do estado, mas a justificativa do Inea vai contra a declaração da prefeitura, que diz que a empresa contratada para operar os pluviômetros não teve seus contratos renovados pelo governo estadual.

Nas últimas tempestades, a Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Civil utilizou o sistema do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) para alertar a população e monitorar as chuvas onde os pluviômetros não funcionavam.

As estação que não funcionam ficam no Centro, Itaipava, Independência, Pedro do Rio, Araras, Barão do Rio Branco, Cuiabá e Capim Roxo. Segundo o Inea, algumas estações estão em manutenção e outras, com problemas de transmissão decorrentes de sinal intermitente da operadora telefônica na região. O órgão afirmou que está tomando as devidas providências para restabelecer o funcionamento.

O Inea disse também que as estações em funcionamento, com auxílio dos radares meteorológicos, são suficientes para a emissão de alertas prévios de chegada de chuvas muito intensas às defesas civis dos municípios da região.

fonte: Diário de Petrópolis 
crédito: Eric Andriolo

Nenhum comentário: