terça-feira, 6 de setembro de 2016

Dia da Independência – Comércio e pontos turísticos ficam abertos


Nesta quarta-feira (7), Dia da Independência, acontecerá o principal evento da Semana da Pátria, com o desfile cívico no Centro, às 9h. Forças armadas, grupos de escoteiros e diversas escolas, entre outras entidades, vão participar da comemoração. Por isso, as ruas Imperatriz, Av. Tiradentes (lado par), Nilo Peçanha, Praça dos Expedicionários, Barão de Tefé, Epitácio Pessoa, Imperador (do nº 316 até o nº 880) e Dom Pedro serão interditadas – o acesso será permitido somente aos moradores.

Além disso, a cidade vai sofrer outras alterações de funcionamento de instituições públicas e privadas, além do comércio e de pontos turísticos.

Pontos turísticos

Entre os pontos turísticos, vão ficar abertos hoje (6) e amanhã (7): Casa da Ipiranga; Centro Cultural Estação de Nogueira; Centro Cultural Vereadora Wilma Borsato; Chocolates Patrone; Fazenda da Samambaia; Casa Santos Dumont; Casa do Colono; Museu de Cera; Museu Imperial; Palácio Amarelo (Câmara Municipal); Palácio de Cristal; Palácio Quitandinha (Sesc Quitandinha); Theatro Dom Pedro; e Trono de Fátima.

Já Casa Cláudio de Souza; Centro Alceu Amoroso Lima Para a Liberdade; Centro de Cultura Raul de Leoni; Centro de Artes e Esportes Unificados Praça Corta Rio (CEU da Posse); Orquidário Binot; e Palácio Itaboraí recebem visitante hoje, mas fecham no feriado.

Casa Stefan Zweig; Casa de Cultura Cocco Barçante (Museu do Artesanato); Centro Cultural Professora Celina de Oliveira Barbosa; Museu da FEB; e Palácio Rio Negro não funcionam nenhum dos dois dias.

As principais igrejas tem missas tanto nesta terça quanto na quarta: Catedral de São Pedro de Alcântara (missas às 8h); Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus (missas – hoje: 7h, 15h e 18h / amanhã: 7h e 18h); Igreja Nossa Senhora do Rosário (missas às 7h e 12h25); Mosteiro da Virgem (missas às 7h).

Os parques Municipal Prefeito Paulo Rattes (Itaipava), Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso), Cremerie e Natural Municipal Padre Quinha vão abrir normalmente.

O Beer Tour da Cervejaria Bohemia recebe visitantes nos dois dias. Já o da Cervejaria Petrópolis funciona nesta terça, mas fecha amanhã. A Licores e Vinhos Maiworm também vai atender direto. O Buda Beer só funciona no feriado.

Os Centros de Informações Turísticas (CITs) – Centro, Praça da Liberdade, Quitandinha, Rodoviária do Bingen e Itaipava – estarão disponíveis. O localizado na Rua Teresa não funciona. O Disque Turismo pode ser acessado todos os dias através do telefone: 0800-024-1516.

Comércio, bancos e farmácias

As lojas da cidade (Centro, Rua Teresa, Polo de Modas do Bingen e dos distritos) poderão funcionar durante o feriado. Basta que os proprietários de estabelecimentos comerciais informem ao Sicomerciários (Sindicato dos Empregados no Comércio de Petrópolis). A abertura é fruto de acordo entre patrões e empregados durante as negociações salariais para esse ano.

A Feirinha de Itaipava na abre hoje, mas vai funcionar normalmente amanhã, de 10h às 19h.

Os supermercados abrem nos horários normais em todos os dias. O Hortomercado Municipal José Carneiro Dias não abre na quarta, retomando atendimento na quinta.

Os bancários estão em greve e não há definição se alguma agência abrirá em sistema de rodízio entre os bancos.

Via Diário
Rômulo Barroso



As farmácias de plantão são a Drogaria Cristal: Rua do Imperador, 263 – Centro (telefone: 2247-1100); e a Drogaria Boa Saúde: Estrada União e Indústria, 11.870, loja 1 – Itaipava (telefone: 2222-9955).



Os estabelecimentos que normalmente ficam abertos 24 horas, como hospitais, delegacias e corpo de bombeiros, permanecem em atividade durante todo o feriado.

Nenhum comentário: