segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Festa de Santo Agostinho na Paróquia de Nogueira


Em comemoração ao Dia de Santo Agostinho, 28 de agosto, a Paróquia de Nogueira realizará uma programação religiosa e cultural, coordenada por seu pároco Padre Jac, que terá início na próxima quinta-feira (25), se estendendo até o domingo (28). Haverá benção, missas, concertos, café da manhã comunitário, churrasco e shows com as cantoras Marcela Siesler e Ghislaine Cantini.

A paróquia de Santo Antônio e Santo Agostinho de Nogueira foi constituída a partir de doação do terreno pelo Dr. Milton de Souza Carvalho, em 1961, desejando que nele fosse construída uma Igreja de Santo Antônio. Em 1962, foi lançada a pedra fundamental e iniciadas as obras. No mesmo ano, a Paróquia de Corrêas - responsável pela assistência religiosa de Nogueira, passou a ser dirigida pelos frades agostinianos que se emprenharam na construção da igreja, sendo Santo Agostinho nomeado também padroeiro. A paróquia recebeu o nome dos dois santos: Paróquia de Santo Antônio e Santo Agostinho.

Santo Agostinho

Santo Agostinho nasceu em Tagaste, no norte da África, no dia 13 de novembro de 354. Era filho do casal Patrício e Mônica - que veio a se tornar santa posteriormente. Foi um dos mais importantes teólogos e filósofos dos primeiros anos do cristianismo, cujas obras foram muito influentes no desenvolvimento do cristianismo e filosofia ocidental. Era bispo de Hipona, cidade na província romana da África. É considerado o mais importante dos padres da Igreja no ocidente. Suas obras são lidas até os dias de hoje, sendo as de maior destaque A cidade de Deus e Confissões.

Santo Agostinho faleceu em 28 de agosto de 430. No ano de 725, seus restos mortais foram exumados e traslados para a cidade de Pávia – Itália, onde são venerados na Igreja de São Pedro do Céu de Ouro.

Programação da Festa de Santo Agostinho

Quinta-feira, dia 25 de agosto
7h30 – Santa Missa - Exposição do Santíssimo
19h30 – Bênção Solene
20h – Missa da Família – com a participação da cantora Ghislaine Cantini, de Niterói, seguida de apresentação da Família Cantini com testemunhos de oração.

Sexta-feira – dia 26 de agosto
19h – Santa Missa
20h – Concerto A UCP e a Música – diversos seguimentos musicais mantidos pela Universidade Católica de Petrópolis – entrada franca.

Sábado – dia 27 de agosto
Comemoração ao Dia de Santa Mônica, mãe de Santo Agostinho:
   8h – Santa Missa pelas mães que sofrem com os filhos enfermos, encarcerados,      marginalizados.
   9h – Café da Manhã Comunitário – contribuição espontânea – sorteio de brindes.

Domingo – dia 28 de agosto
  11h – Santa Missa com participação especial das crianças e do Coral da Paróquia
  12h30 – Churrascão  - ingressos a R$ 20,00
  16h - Apresentação dos crismandos  2016/2017
  18h – Missa Solene
  19h - Procissão
 20h – Show da Cantora Marcela Siesler – apresentando as músicas do CD Com        Maria - campanha em benefício das obras do Padre Quinha

Andréa Lopes Garcia

Nenhum comentário: