Cresce o número de furtos em Petrópolis, revela ISP



De acordo com dados divulgados pelo Instituto de Segurança Pública (ISP), Petrópolis teve um aumento de 22,4% no número de furtos em junho. Foram 191 casos, contra 156 em maio. Os furtos a veículos, por exemplo, passaram de 19 para 23. Os índices são referentes às delegacias do Retiro (105ª) e de Itaipava (106ª).

O número de roubos também cresceu, mas bem menos: passou de 26 para 30 (aumento de 15,3%). O número de roubos a pessoas na rua quase triplicou: passou de cinco para 14 de um mês para outro. Em junho, aconteceram dois roubos a residência.

Um deles aconteceu em seis de junho. Um comerciante que era morador da Rua Tenente Arthur da Cruz Loureiro, no Quissamã, foi vítima de um assalto. Uma dupla de assaltantes invadiu a casa e fez o dono refém. Na ocasião, o carro da vítima foi levado, além de aparelhos e mobílias da casa e no dia seguinte recuperado.

Registros de apreensões de drogas caem

Em junho, as unidades policiais locais, registraram 851 ocorrências ao todo. Destas, 44 foram referentes ao tráfico de entorpecentes. O número de registros caiu em relação a maio, quando acontecer 55 registros – a queda foi de 20%. Apesar disso, apreensões combinadas com veículos furtados permanecem comuns.

No dia 13, por exemplo, um homem foi preso e um menor apreendido pela Polícia Militar na Serra Velha. O motivo: os dois eram acusados de furtar uma moto. Além disso, com a dupla foram apreendidas drogas.

De acordo com a equipe da Polícia Militar, o roubo da moto foi relatado por uma denúncia. Os policiais abordaram os suspeitos quando identificaram o modelo da motocicleta, uma Honda CG Titan. Ao avistarem os PMs, os dois rapazes jogaram uma sacola contendo três sacolés e uma cápsula de cocaína e seis pedras de maconha no meio de uma vegetação próxima. Mas a polícia viu a sacola e interrogou os suspeitos. Eles disseram que compraram os entorpecentes em Parada Angélica para revender no Centro Histórico. A ocorrência foi registrada na delegacia do Retiro (105ª DP). A moto foi devolvida ao proprietário. O suspeito maior de idade já tinha antecedentes criminais por tráfico de drogas. O adolescente também já tinha passagem, pelo furto de uma motocicleta.

Números como esse reforçam a preocupação com a retirada de efetivo da cidade para atuar em outros locais – o Ministério Público conseguiu uma decisão na 4ª Vara Cível para impedir essa ação na semana passada. No último mês, por exemplo, foram registrados vários casos de grandes apreensões. A PM apreendeu 1,7 mil cápsulas de cocaína no Retiro; mais 1,7 kg de maconha na Provisória; 500g de cocaína no Alto Independência, entre outros.

NÚMEROS

ISP
191

Furtos em Petrópolis em junho
Aumento de 22,4% em relação a maio
30

Roubos em Petrópolis em junho
Aumento de 15,3% em relação a maio
44

Casos de tráfico de droga em Petrópolis em junho
Queda de 20% em relação a maio
851
ocorrências ao todo em Petrópolis em junho
Aumento de 10,9% em relação a maio

FONTE: DIÁRIO DE PETRÓPOLIS - Bernardo Rocha

Comentários

Wânia Sixel disse…
Se cresceu o n° de roubos é porque o policiamento está fraco!!!!
Os PMs deveriam.fazer o policiamento ostensivo, sem ficar parados.
Também deveria haver policiais e pé pelas ruas...tipo, Cosme e Damião, lembram?
Onde não há policiamento ostensivo, a criminalidade aumenta!!!