Polícia prende quadrilha com oito veículos; foram 79 carros furtados desde janeiro em Petrópolis



A Polícia desarticulou uma quadrilha que tinha um esquema de roubo e revenda de veículos. O grupo, composto de ao menos nove homens, roubava carros de modelos antigos, alterava placas, chassis e registros, e revendia os veículos abaixo do preço de mercado. A ação que pegou os fraudadores foi feita em conjunto pelas polícias Militar e Civil na tarde da última quinta-feira (31).

Nove membros da quadrilha foram presos, mas a Polícia suspeita que haja mais envolvidos. Oito deles eram da Baixada Fluminense e um de Petrópolis. Na ação, oito automóveis foram recuperados. O caso foi registrado na 105ª DP, no Retiro. Os suspeitos foram pegos em Petrópolis, Duque de Caxias, São João de Meriti e Belford Roxo, mas atuavam principalmente na Rua Duarte da Silveira, aqui em Petrópolis.

De acordo com a delegada da 105ª DP (Petrópolis) Juliana Menescal, o que chamou atenção da Polícia foi um aumento no número de roubos e furtos de veículos nos últimos seis meses, quando houve 79 dessas ocorrências. Ela explica como os criminosos faziam para não serem pegos:

- Eles vinham da Baixada Fluminense e furtavam os veículos. Após levarem o carro, deixavam em um local para o carro “esfriar”. Esperavam um tempo para saber se o automóvel tem GPS ou está sendo rastreado. Se ninguém buscar ou recuperar o veículo, o grupo retornava à cidade e levava o carro para o Rio de Janeiro. Lá o automóvel era desmontado ou remarcado e, em seguida, revendido.

Principal alvo era Duarte da Silveira
Segundo a delegada, o bairro Duarte da Silveira era utilizado pela quadrilha porque tem saída fácil para fora da cidade. A Polícia conseguiu colocar as mãos nos bandidos por causa de uma denúncia feita à PM, que depois fez uma blitz e prendeu três suspeitos, em dois carros que haviam sido capturados por câmeras de segurança durante os furtos.
Eles foram interrogados na delegacia. Com essas informações, os policiais civis do setor de roubos e furtos resolveram se unir à Polícia Militar para prender outros envolvidos, que estavam em Duque de Caxias, Belford Roxo e São João de Meriti.
- Um deles estava com o motor adulterado. Após serem interrogados, eles confessaram que desmanchavam os veículos e vendiam por outros valores – afirmou Juliana.
Na residência de um dos acusados foi apreendida uma espingarda calibre 28. Dos seis suspeitos presos na baixada, três já tinham prisões decretadas por furto qualificado e associação criminosa. Os outros envolvidos devem responder pelo mesmo crime. O caso segue sob investigação e a delegada informou que ainda podem ocorrer outras prisões.

Operação começou com denúncia e blitz

A ação que pegou a quadrilha começou com a PM, ainda na última quarta-feira, no Duarte da Silveira. Na tarde daquele dia, o proprietário de um Volkswagen Saveiro roubado disse à PM por que suspeitos estavam na localidade. O denunciante disse como eles agiram: tentavam ter certeza de que não havia ninguém no trecho para tentar furtar o carro. Depois que eles furtaram o carro, o proprietário os viu e foi atrás dos ladrões, mas eles conseguiram fugir em sentido à BR-040.

A PM então montou uma blitz no local, e usou informações da vítima para identificar carros suspeitos. Dois carros foram parados. Um Chevrolet Celta prateado e um Corsa azul. Os dois carros haviam sido flagrados por câmeras de segurança durante os furtos. No veículo prateado, havia um jovem sem documentação, que não conseguiu explicar a procedência do carro, com placa de Macaé. No outro veículo havia dois homens, que estavam usando uma “chave mestra” para conseguir ligar o carro. Os policiais encontraram mais duas dessas chaves no veículo. Os dois carros foram apreendidos e os envolvidos encaminhados para delegacia do Retiro.

fonte: Diário de Petrópolis