domingo, 12 de junho de 2016

Meteorologia prevê temperatura de 3º graus para esta terça-feira



O inverno começa oficialmente às 19h34 do dia 20 de junho de 2016; e termina em 22 de setembro, com o equinócio da primavera. A estação antecede a primavera e sucede o outono. Mas mesmo antes do início dos meses mais frios do ano, os petropolitanos já estão enfrentando baixas temperaturas. E pior, na próxima terça-feira (14) a mínima será de 3º, portanto as pessoas devem se preparar para enfrentar a já prevista friagem.

Luvas, gorro, chacecol, vários casados, sobretudo e claro uma bebida bem quente, como chocolate. Vale tudo para enfrentar o frio, principalmente esta semana, quando os termômetros sofrerão uma queda acentuada.

Algumas das principais agências meteorológicas do Brasil, como Somar, Climatempo e Inmet, prevêm que a queda na temperatura já tenha início hoje, 12 de junho (Dia dos Namorados). Os termômetros deverão registrar entre 5º a 7º graus de mínima.

Segundo o site da Somar Meteorologia a mínima hoje chega a 5º com máxima de 12º; a Climatempo estima que a temperatura varie de 7º a 15º; já o Inmet prevê temperaturas entre 6º e 14º. Para segunda-feira a mínima será de 3º com máxima de 15º.

E, na terça-feira (14), os institutos avisam que apesar de sol com poucas nuvens a temperatura mínima será de 3º com máxima variando entre 13º e 16º.

Mas os mesmos institutos alertam que em algumas regiões da cidade como o Pico do Couto (onde funciona uma unidade da Aeronáutica) e em Itaipava, a mínima pode ser de 2º,8.

Estação é caracterizada pelas temperaturas baixas

No Hemisfério Sul, ondeestá localizado o Brasil, esta estação é caracterizada pelas temperaturas baixas,  dias mais curtos e noites mais longas. As regiões Sudeste e Sul do país são as mais afetadas comcaracterísticas típicas do inverno, sendo o restante do Brasil marcado por temperaturas mais equilibradas, com pouca variação térmica.

O começo do inverno é marcado pelo evento astronômico conhecido por Solstício de Inverno, ou seja, o período em que o Hemisfério Norte está mais inclinado em direção do sol. Em 2016, o solstício de inverno será 19h34 (horário de Brasília) no Brasil.

O solstício de inverno é chamado de solstício de verão no Hemisfério Norte, marcado o começo da estação mais quente do ano nos países que ficam acima da linha do equador. O fim do inverno é também marcado por outro fenômeno astronômico: o equinócio desetembro, período quando o sol incide com maior intensidade nas regiões próximas à linha do Equador.

No Brasil e em todo o Hemisfério Sul, o equinócio acontece no dia 22 de setembro de 2016, marcando o fim do inverno e começo da primavera. No equinócio, o dia tem a mesma duração no hemisfério Norte e no Hemisfério Sul.

fonte: Diário de Petrópolis

Nenhum comentário: