terça-feira, 28 de junho de 2016

IBGE abre concurso para contratar 20 pesquisadores em Petrópolis



O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) abriu inscrições para concurso público que vai contratar funcionários em Petrópolis. Serão 20 agentes de pesquisa e mapeamento, que vão atender também outros municípios próximos. A prova pode ser feita por quem tem ensino médio. O salário é de R$ 1.250.

Esse concurso não é vitalício. O tempo de contratação é por um ano, podendo ser renovado por mais dois – esta é uma prática do Instituto em todo país. O diretor do IBGE em Petrópolis, Sebastião de Carvalho, diz que não é o ideal, mas explica a necessidade por esses novos funcionários.

– Esse número de 20 funcionários vai atender o que a gente precisa, mas não é aumento de quadro. Eles vão substituir funcionários que estão encerrando contrato ou já estão a ponto de se aposentar. Infelizmente, essa a maneira como IBGE contrata. O funcionário leva um ano, um ano e meio em treinamento, aí quando pega a prática do trabalho, o contrato está vencendo – comenta.

Em 2016, o IBGE fez um concurso e contratou mais de 400 pessoas para o quadro fixo, mas nenhum dele para Petrópolis. Agora, são 7,5 mil vagas distribuídas em 550 cidades.

O trabalho será de realizar os levantamentos que o Instituto faz, como o da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), que traz dados socioeconômicos e informações sobre emprego e desemprego. Das 20 vagas disponíveis, 15 são para ampla concorrência, quatro vagas para cotas raciais e uma vaga para pessoas com deficiência.

As inscrições vão até o dia 19 de julho e deve ser feita pela internet: www.cesgranrio.org.br. O edital também pode ser consultado por lá. A taxa de inscrição custa R$ 30, mas quem participar de programas socais do governo federal ou for de família com renda baixa tem direito a isenção.



NÚMEROS

Concurso

21/06 a 19/07
período de inscrições

09/08
prazo final para pagamento do valor de inscrição

29/08 a 04/09
entrega do cartão de confirmação de inscrição

04/09
aplicação das provas objetivas

05/09
divulgação do gabarito

03/10
divulgação do resultado

fonte: Diário de Petrópolis

Nenhum comentário: