Homenagens marcam Dia do Colono Alemão



Nesta quarta-feira (29/6), Petrópolis comemorou mais um aniversário da chegada dos primeiros colonos alemães à cidade. O prefeito Rubens Bomtempo comandou as tradicionais homenagens aos germânicos pioneiros, que vieram para a cidade em 1845 a ajudaram a construí-la. O dia começou com uma cerimônia realizada no Obelisco – monumento que homenageia os colonos. Depois, o major Julio Frederico Koëler foi lembrado, em uma atividade na Praça Princesa Isabel (localizada em frente à Catedral São Pedro de Alcântara). Por fim, o Palácio de Cristal recebeu um culto ecumênico, que contou com a participação do Coral dos Canarinhos de Petrópolis.

Neste ano, Odete de Magalhães Bessa Braz, de 95 anos de idade, e Maria de Lourdes Branco Sixel, de 92 anos, foram homenageadas, representando as famílias dos colonos alemães. Durante os eventos, o prefeito Rubens Bomtempo destacou que os colonos ajudaram a planejar a cidade. “Essa homenagem nos lembra de pessoas como Julio Frederico Koeler, e nos dá a dimensão da grande responsabilidade que temos em cuidar da nossa cidade e torná-la cada vez melhor para os nossos filhos e netos”, afirmou o prefeito.

A presidente da Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis, Drica Madeira, destacou que a cultura germânica está presente na vida da cidade. “Prestamos a homenagem aos pioneiros trabalhadores, que ajudaram na construção da colônia imperial de Petrópolis. Deixamos todo o nosso agradecimento pelo que passou e pelo que ainda vivemos”, disse, citando legados como a paisagem arquitetônica e a gastronomia, que reforçam os laços entre a cidade com a cultura germânica.

A presidente do Clube 29 de Junho, Emygdia Hoelz Lyrio, destacou o sucesso da Bauernfest – a festa do colono alemão, que está na sua 27ª edição. “Agradeço à Prefeitura e à Fundação de Cultura e Turismo pela organização da festa. Está tudo correndo muito bem. Agradeço a todo o povo que está aqui presente e parabenizo os homenageados”, afirmou.

As cerimônias contaram com a presença da Banda do 32º Batalhão de Infantaria Leve, de secretários de governo, autoridades e representantes de grupos e associações de resgate da história da colonização germânica em Petrópolis.

Bauernfest – A comemoração foi realizada durante a Bauernfest. O evento, que começou na sexta-feira (24/6), acontece até o próximo domingo (4/7). As atividades estão sendo realizadas no Palácio de Cristal, na Rua Alfredo Pachá, na Casa da Educação Visconde de Mauá e no Centro de Cultura Raul de Leoni. A programação está disponível no site da Prefeitura: http://www.petropolis.rj.gov.br.

Comentários