Após pedidos nas redes sociais, Prefeitura realiza ação de abordagem a pessoas em situação de rua

ABRIGO DA PREFEITURA NO ALTO DA SERRA: 
2246-8742 - Av. Coronel Albino Siqueira 657.


A Prefeitura, por meio da Secretaria de Trabalho, Assistência Social e Cidadania (Setrac), realizou, na noite desta quinta-feira (17/6), mais uma ação de abordagem a pessoas em situação de rua, com o objetivo de levá-las para o Núcleo de Integração Social (NIS). As equipes de assistência social estiveram no Centro Histórico e no bairro Alto da Serra. Nesta semana, 14 pessoas já foram acolhidas – cinco delas nas abordagens da quinta-feira. A ação ocorreu em parceria com a Guarda Civil Municipal (GCM) e a Polícia Militar.

Apesar da resistência e da negativa de algumas pessoas a pernoitarem no abrigo, a ação ocorreu sem problemas. “Foi uma operação extremamente tranquila, onde, mais uma vez, oferecemos às pessoas que estão em situação de rua a possibilidade de estarem acolhidas, com toda a segurança. O prefeito Rubens Bomtempo determinou que as ações fossem intensificadas, especialmente nestes dias mais frios”, destacou a secretária de Trabalho, Assistência Social e Cidadania, Adriana Kreischer.

“A operação conjunta foi um sucesso, e transcorreu sem nenhum problema. A Guarda Civil Municipal garantiu apoio, mas não precisou ser acionada”, afirmou o comandante da GCM, Charles Soares de Matos. “O nosso apoio foi solicitado para garantir a integridade de todos os envolvidos nesta ação, mas tudo foi feito de forma muito tranqüila, em paz”, disse o subtenente do 26º Batalhão de Polícia Militar, Sérgio Moreira. 

O mecânico Vinícius Gonçalves, que tem uma oficina no Alto da Serra, considerou a iniciativa válida. “Infelizmente, muitos acabam ingerindo bebida alcoólica ou fazendo uso de drogas. Espero que eles aceitem o acolhimento e sigam para o abrigo”, comentou.

O trabalho de abordagem é uma das ações que estão sendo desenvolvidas pelo município para oferecer dignidade e assistência às pessoas que estão em situação de rua. O próprio NIS passou, entre 2013 e 2014, pelo maior conjunto de obras desde a sua abertura. O espaço recebeu uma reforma completa, com melhorias nos dormitórios, telhados, lavanderia, pátios e também nas tubulações. Toda a infraestrutura foi recuperada e a o imóvel foi pintado.
Além disso, o Centro Pop, na Rua Floriano Peixoto, foi inaugurado em 2015, oferecendo acolhimento durante o dia, além de atendimento social e psicológico. O espaço também oferece à população em situação de rua banho, espaço para convivência, sala para leitura, atividades pedagógicas e palestras. Caso necessário, as pessoas atendidas no Centro Pop serão encaminhadas ao NIS, onde podem passar a noite.

Nesta semana, o prefeito Rubens Bomtempo entregou um ônibus para o fortalecimento do trabalho do programa Consultório na Rua – que tem uma equipe constituída por psicólogo, enfermeiro, assistente social, técnico em saúde bucal, agente social e médico, e realiza intervenções educativas e psicossociais. O veículo foi totalmente adaptado para atendimento clínico e odontológico em toda a cidade – do Centro a Posse. A equipe também recebeu um carro para o deslocamento dos profissionais na abordagem à população de rua.