quarta-feira, 13 de abril de 2016

Jovens presidentes: Conheça as novas caras da política em Petrópolis



Petrópolis é uma cidade singular! Ainda conversadora, a Cidade Imperial não oferece grandes oportunidades aos jovens na política. Mas esse quadro começa a mudar, quatro presidentes de partidos políticos tornaram-se exceções à regra, conquistando um lugar de destaque no cenário político para as eleições 2016.

Em comum, esses jovens políticos têm o fato de estarem comandando siglas importantes para o arco de alianças de qualquer pré-candidato a prefeito. Conheça um pouco sobre as novas caras da política municipal.

Fred Procópio, presidente do diretório municipal do PSDB

Nascido no Carangola, bairro onde reside até hoje, filho de Miriam, há 20 anos secretária do Sindicato dos Comerciários e Mendes (seu pai adotivo) um agente da polícia federal aposentado. Estudou nas escolas públicas Santa Luíza de Marilac e Liceu Municipal Cordolino Ambrósio e formou-se em Marketing pela universidade Estácio de Sá.

Atualmente estuda Direito na UCP, onde é aluno do grupo de pesquisa de Direito à Cidade (uma vertente dos direitos humanos).

Fred Procópio foi vice-presidente do PSDB e atualmente é o presidente da sigla no município. Sem qualquer histórico político na família disputou a última eleição para vereador em 2012, conquistando 1.875 e a primeira suplência.

Jamil Sabrá Neto, presidente do diretório municipal do PDT

Aos 29 anos, casado e pai e dois filhos. Jamil já acumula mais de sete anos de experiência corporativa, entre multinacionais, banco de investimento e fundação social. Residiu no Rio de Janeiro durante onze anos e retornou a cidade no início de 2016. Graduado em administração de empresas pela EBAPE/FGV, possui especialização em finança pela COPPEAD/UFRJ e acabou de finalizar mestrado em administração pública pela Fundação Getúlio Vargas.

“Sai de Petrópolis, pois não enxergava oportunidade profissional na minha área de atuação. Retorno hoje à cidade e a situação piorou. Por sofrer isso na pele, terei o desenvolvimento econômico voltado para geração de empregos aos jovens de 20 a 35 anos como principal bandeira para Cidade”, comenta.

No Campo da ideologia política considera-se um social democrata europeu. Tem como referência política Darcy Ribeiro.

Matheus Quintal, presidente do diretório municipal do PHS

Nascido em Duque de Caxias, Matheus Quintal veio morar em Petrópolis com apenas dois anos, quando seus pais, o Pastor Celso Ribeiro Filho e a psicóloga Lecimar Quintal, vieram para a Primeira Igreja Batista de Petrópolis onde permanecem até hoje.

Adquiriu experiência trabalhando nas áreas de Ação Social, juventude e comunicação social dentro da igreja. Educação, saúde e desenvolvimento econômico são palavras frequentes no vocabulário deste jovem que ama a política e não esconde de ninguém sua vocação.

 “A população não aguenta mais ser tratada como massa de manobra”, comenta. Quintal foi presidente do diretório municipal do PSD, e hoje comanda o PHS.

Yuri Moura, presidente do diretório municipal do PT

Hoje, gestor público, presidente do Partido dos Trabalhadores de Petrópolis, assessor do Senado Federal e apresentador.

Yuri Moura iniciou sua trajetória política ainda no movimento estudantil secundarista, sendo prefeito mirim de sua escola e vice-presidente de grêmio estudantil. Filiou-se ao PT aos 16 anos e seguiu atuando nos movimentos de juventude através da União Estadual dos Estudantes, a qual foi Coordenador da Região Serrana, e da Juventude do PT Petrópolis, a qual foi presidente.

Em 2009, tornou-se Coordenador de Juventude do município, e iniciou um novo momento nas Políticas Públicas de Juventude em Petrópolis, realizando e apoiando mais de 120 ações públicas.

Já atuou em seis conselhos municipais, e hoje é Conselheiro Estadual da Juventude, além de possuir inserção nos movimentos de rua e em audiências públicas. Em 2013, foi Assessor Parlamentar na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ). No último ano, apresentou e participou da elaboração de seis projetos populares de Lei à Câmara Municipal de Petrópolis, levando-o a receber a Moção Congratulatória da casa.

Candidato a vereador em 2012, Yuri Moura conquistou 1.241 votos e a primeira suplência.

Nenhum comentário: