quarta-feira, 2 de março de 2016

PMDB Mulher celebra Dia da Mulher com programação durante o mês de março



Uma série de atividades voltadas para o público feminino vai marcar as comemorações do Dia da Mulher, celebrado em 8 de março, promovidas pelo PMDB Mulher em Petrópolis. Na ocasião, as mulheres vão participar de uma tarde da beleza, que será realizada às 15h no bairro Quitandinha. Estão previstos ainda workshops de beleza, exibição de filme e palestras, ações gratuitas realizadas pelas filiadas ao partido e voluntárias em prol da comunidade local visando à valorização das mulheres.

“As mulheres são peça fundamental nas famílias e no mercado de trabalho. Temos que comemorar o dia delas e a luta por seus direitos, como venho fazendo na defesa de leis como a que garante o amplo acesso à mamografia, outra que garante a vacinação do HPV em meninas entre 9 e 13 anos, pensando sempre na saúde da mulher”, pontuou o deputado estadual licenciado Bernardo Rossi (PMDB).

Uma luta para 58 mil mulheres que descobrem o câncer de mama, anualmente no país, média de 130 novos casos só em Petrópolis, a mamografia é uma das ferramentas mais importantes na prevenção da doença. Mais de 250 mil exames foram realizados em 2015, garantidos pela Lei 7055/15, de autoria de Bernardo Rossi e do deputado estadual licenciado Rafael Picciani (PMDB).

“O direito da mulher em fazer o exame em ambas mamas e não unilateralmente, como determina o Ministério da Saúde, foi garantido pela lei estadual, que também ampliou a faixa etária para mulheres a partir dos 40 anos. Por ano, 23% dos novos casos resultam em morte, mas se descoberto cedo, as chances de cura chegam a até 95% dos casos. Por isso é tão importante a prevenção”, lembrou Bernardo Rossi.

A beleza terá espaço especial na programação, com os workshops ministrados por uma consultora de maquiagem. Os encontros vão acontecer nos dias 4, às 19h, no Instituto Ampla Visão, localizado no bairro Duarte da Silveira; dia 9, às 15h, na sede do projeto Comando da Paz, no Centro; dia 10, a partir de 9h, no projeto Esporte e Saúde; em Corrêas; no dia 14, às 15h, na Associação dos Produtores Rurais do Brejal, no Colégio Engenheiro Machado; na agência de modelo BR5, marcado para dia 15, a partir de 15h; e no dia 26, às 19h, na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, no Centro.

Ainda destacando a questão da beleza e saúde, no dia 6, de 9h às 14h, será realizada uma feira da saúde com diversas atividades. O evento vai acontecer no Alto da Serra, na creche comunitária e sede da Associação de Moradores que fica na Rua Oswero do Carmo Vilaça s/n.

Já no dia 18, às 19h, terá exibição do filme “Frida Khalo”, no Ceac, que fica no nº 440 da Rua Montecaseros, no Centro. Após a sessão, que será a única atividade com cobrança de ingresso no valor de R$ 10, haverá debate sobre o filme e degustação de queijos e vinhos. E uma palestra marcada para o dia 19, às 19h, vai abordar a importância da família na recuperação da dependência química. O debate vai acontecer na Casa de Oração o Senhor é o meu pastor, que fica em Pedro do Rio, na Rua Eugênio Zanatta nº1.

A iniciativa é uma maneira de valorizar a mulher, levando ações e informações, e também de estreitar a relação das mulheres no mundo da política.

“São atividades que também vão levar informações sobre as leis voltadas para nós mulheres, como o acesso à mamografia, a vacinação do HPV, sobre a campanha de prevenção à sífilis e também são uma aproximação do universo da mulher inserida na política”, observou a presidente do PMDB Mulher em Petrópolis, Raquel Vieira.

Nenhum comentário: