Petrópolis terá campanha de Conscientização sobre a Epilepsia



Foi aprovado pela Câmara Municipal de Petrópolis, Região Serrana do Rio, o Projeto de Lei, de autoria da vereadora Gilda Beatriz, que institui a “Campanha Março Roxo – Dia Municipal de Conscientização sobre a Epilepsia”.

O dia 26 de março é comemorado em diversos países como o Dia Roxo, ou “Purple Day”, e tem como objetivo o fim do preconceito a essa síndrome que atinge milhões de pessoas em todo o mundo.

“A epilepsia é a condição neurológica crônica mais comum em todo o mundo e afeta todas as idades, raças e classes sociais. Impõe um peso grande nas áreas psicológica, física, social e econômica, revelando dificuldades não só individuais, mas também familiares, escolares e sociais, especialmente devido ao desconhecimento, cresças, medo e estigma”, pontua Gilda Beatriz.

A inclusão dessa campanha no calendário oficial do município prevê que o dia 26 de março seja dedicado para a realização de atividades para desmistificar a epilepsia.

“É necessário que haja um esclarecimento do que é a epilepsia e as suas consequências. Ainda existe muito preconceito contra a pessoa que possui a síndrome em alguns casos essa situação faz até com que a pessoa não consiga arranjar um emprego ou tirar carteira de motorista, além de afetar a vida pessoal do paciente e seu lado psicológico”, completa.

No Brasil, é estimado que existam três milhões de pessoas com epilepsia, sendo que a este número somam-se 300 novos casos por dia. 

Comentários