segunda-feira, 7 de março de 2016

Parquímetro é instalado a 1,20m da calçada no Centro de Petrópolis, RJ


A instalação feita nesta segunda-feira (7) de um parquímetro na Rua Tiradentes está causando polêmica em Petrópolis, na Região Serrana do Rio. O motivo é que o equipamento fixado a cerca de 1,20m da calçada, além de ocupar uma vaga de estacionamento, também é apontado pelos motoristas como um provável causador de acidentes.

“Aquilo é uma tragédia anunciada. Quando há carros estacionados ali, tudo bem, mas quando não tem ninguém, é claro que há possibilidade de um motorista desavisado colidir com aquele parquímetro. Alguém tem que tomar uma providência o mais breve possível”, reclama o técnico de informática, Roberto Ramos.

Equipamento foi instalado em uma vaga (Foto: Bruno Rodrigues/G1)
Equipamento foi instalado nesta segunda-feira

Em cerca de 25 minutos, período em que a reportagem do G1 esteve no local, 12 pessoas protestaram contra a instalação do equipamento no local.

“Todo mundo sabe que de vez em quando a neblina de Petrópolis não nos deixa enxergar um palmo à frente do nariz. Com esse equipamento colocado onde está, óbvio que alguém vai bater. Não precisa ser engenheiro de trânsito para ver que isso não está certo”, disse o professor João Cléber Toledo.
Para o engenheiro Antônio Carlos Ribeiro, a empresa fez certo em não instalar o equipamento na calçada, já que o espaço para o trânsito de pedestres é pequeno no local. “Mas é claro que instalar na rua está longe de ser a solução mais inteligente”, diz.

A empresa Sinalpark informou que no último fim de semana iniciou a instalação de mais oito parquímetros nos arredores do Centro Histórico, conforme autorizado pela Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico. Segundo a empresa, nos pontos onde a calçada mede menos de 1,40 metros, os equipamentos são instalados em ilhas projetadas para a faixa de estacionamento, como é o caso dos parquímetros da Rua Tiradentes.

"Nesta região, a empresa abriu mão de uma vaga de estacionamento para a garantia da mobilidade de pedestres e pessoas com deficiência nas calçadas", diz a nota, que acrescenta que outros parquímetros estão sendo instalados nas ruas Roberto Silveira, Alfredo Pachá, Souza Franco, Pinto Ferreira e Padre Siqueira.

O G1 também entrou em contato com a Prefeitura de Petrópolis e aguarda um posicionamento.

fonte: G1

Nenhum comentário: