terça-feira, 8 de março de 2016

Motoristas de Areal, RJ, perdem a isenção e passam a pagar pedágio



A partir desta terça-feira (8), os motoristas de duas comunidades de Areal, na Região Serrana do Rio, terão que pagar o pedágio na BR-040, em Petrópolis. Desde 2009, os moradores tinham o benefício porque só conseguiam sair da cidade utilizando a rodovia. Porém, segundo a concessionária que administra a BR-040, a Concer, uma reforma na decisão suspendeu a gratuidade. A mudança está revoltando os motoristas.

O pedágio fica no Km 45 da BR-040, a apenas um quilômetro e meio da Vila Adelaide e a um quilômetro da comunidade do Cedro, em Areal. Há sete anos, um acordo entre a Justiça Federal e a concessionária garantiu a gratuidade para os moradores que têm carro. As placas dos moradores dessas comunidades são cadastradas pela Concer e, toda vez que os veículos passam pelo pedágio, a passagem é liberada automaticamente.

Segundo o caseiro Carlos Ferreira, nesta terça (8), funcionários do pedágio deixaram ele passar, mas foi informado que a partir desta quarta (9) terá que pagar a tarifa no valor de R$ 11,20. Já Anderson Rocha Silva, trabalha em Petrópolis de madrugada e, se tiver que pagar o pedágio, irá gastar R$ 450 por mês. Para não pagar a tarifa, a única opção é dar uma volta de mais de 30 quilômetros.

Em 2011, uma sentença garantiu também a gratuidade para moradores de algumas comunidades de Petrópolis, mas a Justiça entendeu que essas comunidades tem rodovias alternativas que não passam pelo pedágio. Com isso, o benefício para os moradores de Petrópolis foi suspenso.

A Concer informou que o benefício foi cortado por causa de uma decisão da Justiça.

fonte: G1

Nenhum comentário: