quinta-feira, 10 de março de 2016

Fórum "Desenvolvimento e Políticas Públicas" é oficialmente aberto



Próxima reunião do grupo será na segunda-feira (14), na sede do SICOMÉRCIO

O Fórum "Desenvolvimento e Políticas Públicas de Petrópolis", promovido por entidades representativas da sociedade civil, foi aberto oficialmente nesta segunda-feira (7), com a presença de empresários e representantes de instituições de diferentes segmentos da cidade. O grupo, que pretende entregar aos próximos governantes uma visão de futuro do município, terá sua primeira reunião de debates na próxima segunda-feira (14), às 18h30, no auditório do Sindicato do Comércio Varejista de Petrópolis (SICOMÉRCIO). 

Durante o evento, o presidente do SICOMÉRCIO, Marcelo Fiorini, ressaltou que a atual situação de Petrópolis precisa ser revertida, em prol de seu desenvolvimento. “ Estamos sempre lutando e pedindo ações e, na maioria das vezes, não somos atendidos. A sociedade civil organizada precisa inverter este processo. Com o Fórum, pretendemos mudar esta realidade e entregar, daqui a 6 meses, um planejamento sólido para os anos de 2017 a 2020, que não existe atualmente no município”, declarou.

Na próxima reunião, os participantes farão um debate acerca do Eixo I do Fórum, chamado de Desenvolvimento Econômico. Questões como o PIB municipal, emprego, distribuição de renda e mercado interno serão abordadas. “Faremos uma dinâmica com mediação e dois especialistas. Para este encontro, convidamos o economista, advogado, professor e Mestre em Planejamento Urbano e Regional, Adrian Costa, e a economista, professora e Doutora em Sociologia Política, Daniele Mattoso Hammes.”, explicou o coordenador do Fórum de Desenvolvimento, Jorge Natal, ressaltando que as discussões sobre o primeiro eixo continuarão na reunião seguinte, agendada para o final de março.

Além de Marcelo Fiorini e do coordenador do Fórum, compuseram a mesa de abertura o presidente da 3ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcelo Schaefer, o presidente do Sindicato dos Empregados do Comércio de Petrópolis, Ernani Corrêa Magalhães, a representante do Centro de Defesa dos Diretos Humanos (CDDH), Carla Carvalho, e a Coordenadora do Curso de Administração da Universidade Católica de Petrópolis (UCP), Carla Winter Afonso.


“O Fórum é um momento de participação de todos. Estamos carregando a bandeira da cidade, para ajudar no seu desenvolvimento”, declarou a professora Carla Winter Afonso, salientando que a iniciativa é apartidária e sem interesses políticos.

“O CDDH participa do Fórum pensando na ideia de reunir vários segmentos de Petrópolis, para que nós possamos elaborar a proposta de uma cidade melhor. Vamos dividir a nossa voz, trazendo a fala dos projetos do Centro de Defesa e também das comunidades e grupos assessorados, para juntos contribuirmos com as outras instituições na elaboração deste plano.”, comentou Carla Carvalho.

O Fórum contará com oito encontros de debates temáticos, que serão realizados entre os meses de março e junho. Em julho, as entidades promotoras voltam a se encontrar em outras duas reuniões, para uma discussão geral do Fórum e também para a apresentação e aprovação do Resumo-Executivo. Quatro eixos nortearam as reuniões, sendo o Eixo I: Desenvolvimento Econômico; Eixo II: Dinâmicas Urbanas, Infraestrutura e Meio Ambiente; Eixo III: Questão Social e Serviços Públicos e Eixo IV: Gestão Pública e Modelos de Governo para o Desenvolvimento.

Nenhum comentário: