segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Prefeitura de Petrópolis apresenta Plano de Ação Conjunta para combate ao mosquito aedes aegypti



A Prefeitura de Petrópolis apresentou nesta semana o Plano de Ação Conjunta para combate ao mosquito aedes aegypti, vetor da Dengue, Febre Chikungunya e Zika Vírus para o ano de 2016. O documento, elaborado pela Secretaria de Saúde, tem como principal objetivo organizar as atividades de prevenção e controle das doenças contribuindo para evitar óbitos, casos de microcefalia e epidemias. O plano envolve diversas secretarias (Saúde, Educação, Fazenda, Defesa Civil e Assistência Social, Trabalho e Cidadania - Setrac) além da Guarda Civil e da Comdep.

“Temos que fortalecer a assistência à saúde e o combate ao mosquito e esse plano nos possibilita organizar, articular e coordenar ações. Todos têm que se empenhar nesta luta. O poder público está se organizando, criando ações que envolvem todo o governo, e a atuação da sociedade também é importante e essencial neste processo”, disse o prefeito Rubens Bomtempo, lembrando a criação da Frente Municipal de Combate ao mosquito.

O secretário de Saúde, Marcus Curvelo, explicou que o plano define ações para todos os entes envolvidos, desde campanhas de conscientização, assistência aos pacientes, controle do vetor a atividades nas escolas e nas comunidades. “Existem atividades que já são feitas dentro do município, como o controle do vetor com os Agentes de Combates a Endemias. O plano, no entanto, vem fortalecer essas ações e incluir outros atores como a Educação, Comdep e Setrac”, explicou. O plano foi elaborado por técnicos da Vigilância Sanitária e pela Coordenadoria de Epidemiologia.

Nenhum comentário: