Petrópolis pode ganhar exibição de filmes só para crianças com autismo



Para crianças autistas, frequentar lugares cheios, como um shopping, pode ser tornar uma situação angustiante. Assistir a uma sessão de cinema, por exemplo, pode parecer impossível, já que as crianças têm dificuldade de concentração e algumas são muito agitadas.

Pensando no número escasso de possibilidades de lazer que os pais de crianças autistas possuem, a vereadora Gilda Beatriz, presidente da Comissão de Defesa das Pessoas com Deficiência e do Idoso, da Câmara Municipal, na primeira semana de janeiro, entrou em contato com o Cinemaxx Petrópolis e também com o grupo “Sessão Azul” (Grupo responsável por implantar a sessão de cinema para autistas) para ver a possibilidade de colocar essa ideia em prática no Município.

“Esse projeto é promovido pela “Sessão Azul" que tem como objetivo incentivar pais e familiares de crianças com distúrbios sensoriais a irem ao cinema assistir seus filmes favoritos em um ambiente seguro e totalmente adaptado. Então, após contato com os grupos, recebemos um e-mail do Cinemaxx no dia 21 de janeiro, informando que eles já estão em contato com o grupo Sessão Azul e que estão analisando e verificando a viabilidade também com o cinema que criou essa campanha. Assim que a resposta sair vão nos encaminhar. Também recebemos no dia 12 de janeiro a resposta do “Sessão Azul” informando que seria muito interessante trazer o projeto para o Município de Petrópolis e que então, estão em contato com o Cinemaxx”, explica a vereadora.

A ideia da campanha é promover sessões de cinema e ajudar as famílias de crianças autistas a encontrarem seu espaço na sociedade.

“Durante toda a exibição do filme, a sala de cinema ficará com as luzes acesas, o som ficará mais baixo e a plateia poderá andar, dançar, gritar ou cantar à vontade, este é o caminho para a verdadeira inclusão”, completa.

No mundo todo, são mais de 70 milhões de pessoas com autismo, segundo a ONU. No Brasil, calcula-se que há pelo menos 2 milhões.

Com informações: http://www.sessaoazul.com