Indicação de Maurinho Branco, creche em Santa Luzia, em Araras vai sair do papel



A comunidade de Santa Luzia, também conhecida como Mata Cavalo, em Araras, está tendo um sonho de muitos anos realizado: finalmente ganhará um centro de educação. A obra do CEI Denise Bessa, em fase de conclusão, está sendo executada pela Prefeitura, através de ação conjunta das secretarias de Obras e Educação, em imóvel indicado pelo vereador Maurinho Branco (SDD), e recebe inscrições a partir de hoje para crianças para crianças de 0 a 5 anos, e para uma turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA), a partir dos 15 anos, na Igreja Católica da comunidade. A inauguração acontecerá nos próximos dias.

A saga começo em janeiro de 2013, quando, recém empossado vereador, Maurinho Branco protocolou a Indicação 0375/2013 na Câmara Municipal, que foi votada e aprovada em plenário no dia 7 de fevereiro, sugerindo ao prefeito Rubens Bomtempo a implantação de uma creche na comunidade de Santa Luzia. Ainda em fevereiro, encaminhou ofício ao prefeito (conforme documento em anexo) ratificando o pedido.

Em seguida, com aceno positivo por parte do Governo Municipal para a implantação da creche, passou a fase de procura do imóvel. Depois de meses de procura, com constantes visitadas do vereador à comunidade, acompanhado da então Secretária de Educação Mônica Freitas, eis que o vereador foi procurado pela proprietária do imóvel de número 526 da Estrada do Mata Cavalo, oferecendo o mesmo para locação pelo Governo Municipal.

“Era o imóvel ideal, bem amplo, com dois pavimentos, ideal para a implantação da creche do Santa Luzia”, recorda o vereador Maurinho, que encaminhou toda a documentação para o Governo, fazendo a ponte entre a Prefeitura e os procuradores da proprietária da casa. Ele lembra que essa era uma real necessidade da comunidade, pois as mães não tinham um local apropriado para deixar seus filhos no horário comercial, para poderem trabalhar.

Após constantes atrasos, a obra vai sendo finalmente finalizada, e homenageará a jornalista Denise Bessa, irmã da primeira dama do município, Luciane Bomtempo, e esposa do ex-secretário Eduardo Áscoli, morador de Araras. “Trata-se de uma justíssima homenagem”, avalia o vereador Maurinho Branco.

Para Raiane Alves, moradora do Santa Luzia, a creche vem finalmente concretizar um sonho antigo dos moradores. “Sabemos que essa é uma reivindicação antiga da comunidade, inclusive uma bandeira antiga da ex-presidente da Associação de Moradores do bairro. Mas a coisa começou efetivamente a acontecer com a chegada do vereador Maurinho Branco à Câmara, que passou a lutar pelos nossos interesses”, disse.