terça-feira, 19 de janeiro de 2016

E aí petropolitano: Já pagou o IPTU? Cerca de 4.200 pessoas já foram atendidas pela Secretaria de Fazenda



Cerca de 4.200 pessoas já foram atendidas pela Secretaria de Fazenda para o atendimento sobre o Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) desde que os mais de 91 mil carnês começaram a ser emitidos. De acordo com dados da Secretaria de Fazenda, 70% dos atendimentos são referentes à retirada de guias de parcelamento de débitos anteriores, negociados através do programa Concilia Petrópolis, e emissões de segunda via dos carnês.

A Secretaria de Fazenda adequou a sua estrutura para atender a população. Foram disponibilizadas nove vagas para o atendimento prioritário, destinado a idosos e gestantes. Além disso, 14 funcionários fazem o atendimento. Para solucionar os pedidos de portadores de necessidades especiais e mobilidade reduzida, a Secretaria também realiza o atendimento na entrada, sem que o cidadão precise subir as escadas.

Quem esteve presente na sede da Secretaria atestou a agilidade do serviço. “Pedi o cálculo dos débitos anteriores para fazer o pagamento à vista, regularizando a minha situação. Consegui negociar o pagamento sem juros, e ficou mais em conta. O atendimento foi mais rápido do que eu imaginava. Ter todos os serviços centralizados também ajudou muito”, disse a funcionária aposentada da Caixa Econômica Federal, Rita Palarini, que conseguiu 20% de desconto.

Mãe de Arthur, de dois meses de idade, a dona de casa Priscila de Souza Luz foi com o filho à secretaria, com o objetivo de quitar o IPTU de 2015 e emitir a guia do exercício de 2016, e também elogiou o atendimento. “O atendimento foi super rápido. Não fiquei nem dez minutos”, atestou Priscila.

“Procuramos oferecer todo o conforto para que a população possa exercer a cidadania, ajudando o município a vencer a crise e realizar os investimentos em áreas como saúde e educação”, afirmou o secretário de Fazenda, Paulo Roberto Patuléa. “Nossa atuação está sendo para garantir que o contribuinte não tenha dificuldades”, afirmou. O secretário lembrou que o município ofereceu condições especiais para a regularização dos débitos. Uma das ações foi a prorrogação do programa Concilia Petrópolis até o dia 22 de janeiro. A Secretaria de Fazenda estará negociando débitos anteriores através do programa, que garante uma redução de até 100% de juros e multa e parcelamento do débito em até 60 vezes.

Além disso, o realinhamento tarifário da cobrança (8,91%) foi abaixo do índice de inflação (10,6%). “Também oferecemos descontos para o pagamento na cota única (12% até o dia 22 de janeiro; 10% entre 23 de janeiro e 22 de fevereiro e 7% entre 23 de fevereiro e 21 de março), que superam o reajuste concedido. Em função da crise econômica, Estados e municípios reduziram os descontos para o contribuinte. Nós, ao contrário, mantemos, justamente para estimular a regularização”, destacou.

Sorteio de carro 0 km para quem estiver em dia - Outro estímulo para os moradores é o sorteio de um carro 0 km. Os contribuintes que estiverem em dia com a cobrança poderão concorrer a um Volkswagen Up 1.0. O sorteio, que será realizado no dia 30 de março, vale tanto para quem pagar na cota única quanto para quem iniciou o pagamento pela modalidade de parcelas.

Serviço - A Secretaria de Fazenda funciona na Rua 16 de Março, 183, no Centro Histórico, de segunda a sexta-feira, entre 10h e 17h, e está à disposição para quaisquer dúvidas ou esclarecimentos.

Nenhum comentário: