Vereadora comenta ações do mandato no Dia da Pessoa com Deficiência



Nesta quinta-feira (03.12), comemora-se o Dia da Pessoa com Deficiência. Segundo a ONU, cerca de 10% da população mundial, aproximadamente 650 milhões de pessoas, possuem algum tipo de deficiência. Segundo a psicóloga especializada em educação inclusiva, Gilda Beatriz, presidente da Comissão de Defesa das Pessoas com Deficiência e do Idoso da Câmara de Vereadores, Petrópolis, RJ, conseguiu importantes avanços nos últimos anos.

“Como vereadora tenho desenvolvido um mandato propositivo focado na defesa e na melhoria da qualidade de vida das pessoas com múltiplas deficiências. Trabalhamos muito para conseguir a instalação da primeira Central de Intérpretes de Libras (CIL) de Petrópolis, Indicação e Emenda ao PPA, ambos de minha autoria; Consegui garantir a reserva de 3% das novas construções de programas habitacionais no município para pessoas com deficiência, através da Lei 7.160/2014 também de minha autoria; O Centro de Referência em Educação Inclusiva para   alunos com necessidades educacionais especiais. Esse Centro foi uma das minhas maiores lutas, desde o começo. Fiz Indicação Legislativa para a sua instalação. Táxis adaptados em Petrópolis: realizei duas audiências públicas para a  implementação desse serviço.   Através da Lei nº 7.128/2013, de minha autoria, transformamos em realidade o sonho de pessoas com deficiência de obter carteira de habilitação em Petrópolis. Também pela Lei 7372/15, de minha lavra,  Lan Houses, Cyber Cafés e Telecentros do município estão obrigados  a disponibilizarem pelo menos um computador com software leitor de tela e software ampliador de tela para o uso de pessoas com deficiência visual ou baixa visão. Através do meu mandato foi criado o Selo Escola Amiga da Inclusão  e o Selo e Certificado de Acessibilidade Imperial. Estas honrarias incentivam e reconhecem escolas e empresas que respeitam os direitos das pessoas com deficiência. Mais uma lei de minha autoria, a de nº 7.173/2014, confirma nossa luta pela melhor qualidade de vida das pessoas com deficiência.  Pelo novo texto, as pessoas  com deficiência  irreversível, e já atestadas, ficam dispensadas da apresentação de laudo médico para renovar a carteira para gratuidade de transporte público em Petrópolis; Da mesma forma, aprovamos Lei que dispensa a apresentação de laudo médico para renovação de cartões de estacionamento; Sou autora também da alteração na Lei 6018/2003 que dá incentivos fiscais a empresas que contratarem pessoas com deficiência e idosos; Realizamos blitzes   de acessibilidade em diversos pontos da cidade, buscando sempre melhorar as condições de deslocamento das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, através da colocação de rampas de acesso e sinalização própria; Desde o início do ano letivo de 2013, os estudantes com necessidades educacionais especiais tem garantido o direito de antecipação da matrícula na rede municipal de ensino por conta da Lei nº7133/2013, de minha autoria; Através de uma Indicação de minha autoria, o Parque de Exposição de Itaipava e a Praça da Liberdade receberam brinquedos adaptados para crianças com deficiência. Tantas conquistas fazem deste um momento muito especial para aqueles que, como eu, foram escolhidos pela causa, mas ainda temos um longo caminho e muito trabalho pela frente”, comenta a vereadora.

Na próxima sexta-feira (04.12), em comemoração ao Dia da Pessoa com Deficiência, através da presidente da  Comissão de Defesa das Pessoas com Deficiência e do Idoso, Gilda Beatriz, a Câmara Municipal recebe de 04 a 13 de dezembro, a Exposição de Quadros “Traços de Superação” com o Grupo de Pintores com a Boca e os Pés. A abertura será dia 04 de dezembro, às 18h:30, na Sala de Comissões.

Comentários