terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Campus UERJ Petrópolis reúne professores e equipe administrativa



No dia do Arquiteto e Urbanista, comemorado nesta terça-feira (15.12), professores e equipe do campus UERJ Petrópolis se reuniram para conhecer de perto o imóvel e traçar planos para a abertura da unidade, em março, com os 50 primeiros alunos que estão sendo selecionados em vestibular que está em curso. Deputado estadual licenciado, autor de emendas e projetos que possibilitaram a instalação do campus da UERJ na cidade, Bernardo Rossi participou do primeiro encontro do corpo docente e administrativo da unidade.

“Hoje, a casa Barão do Rio Branco já respira Arquitetura e Urbanismo, já toma forma como um dos campi mais encantadores da UERJ e entre todas as universidades do estado e ainda mais importante: já se destacar pelo seu diferencial de concepção e de proposta acadêmica”, considera Bernardo Rossi.
 O primeiro curso do campus UERJ Petrópolis, de Arquitetura e Urbanismo, será ministrado no imóvel número 279 da Avenida Barão do Rio Branco, casa histórica e tombada que está sendo restaurada.  A casa foi palco da assinatura, em 1903, do tratado entre Brasil e Bolívia que resultou na incorporação do Acre ao território nacional. O imóvel – um complexo de várias casas – está sendo recuperado com seu interior adaptado para salas de aula.

Claudia Baima, uma das professoras do campus e que reside no Rio, está entusiasmada com o trabalho na UERJ Petrópolis. “Vai ser muito bem sucedido e todos estão com muita vontade de transformar a vida dos alunos e da cidade”, aponta ela que pretende se estabelecer em definitivo na cidade. Patrícia Andrade, que é petropolitana e também vai lecionar no campus, faz coro com Claudia: “acredito que vamos formar profissionais entusiasmados e que farão a diferença”.

O campus UERJ de Petrópolis inicia com duas turmas de 25 alunos cada, com aulas de manhã e à tarde. O curso é seriado – com períodos ininterruptos de março a dezembro – e norteiam as disciplinas três grandes eixos: habitação, patrimônio e geologia. A Universidade já selecionou 11 professores, com doutorado, que formam o corpo docente do campus. A Universidade já antecipou também intercâmbio do curso com instituições internacionais.

“O campus UERJ Petrópolis e o curso de Arquitetura já chegam como referência no país e queremos que o primeiro curso se consolide e que a UERJ amplie sua atuação na cidade trazendo formação de mais carreiras para Petrópolis”, completa Bernardo Rossi.  A última etapa do vestibular UERJ 2015 foi realizada dia 29 de novembro; as notas serão divulgadas dia 18 de dezembro e a classificação e os procedimentos para a matrícula serão conhecidos no dia 23 de janeiro.

Nenhum comentário: