Vestibular UERJ tem provas realizadas neste domingo em Petrópolis

Concurso inclui Arquitetura, carreira oferecida no campus UERJ Petrópolis

O dia de muito sol pela manhã garantiu aos candidatos a vagas na UERJ chegar com tranquilidade aos três locais de provas em Petrópolis aplicadas neste domingo (29.11), cidade que recebe o campus da UERJ com graduação em Arquitetura. Mais de três mil candidatos – dos 44.227 no total que disputam vagas – fizeram as provas do Vestibular em Petrópolis. Arquitetura, que estreia na grade curricular da Universidade neste concurso, já é o sétimo curso mais concorrido entre os 32 oferecidos pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

As provas foram realizadas em Petrópolis – Colégio São José, Universidade Estácio de Sá e Colégio Pedro II -  sem casos de candidatos que perderam exame por atraso. O curso de Arquitetura tem 1.041 candidatos na disputa.

“Uma oportunidade e tanto e queria muito curso Arquitetura, sempre quis. Então, me preparei muito”, afirmou Ana Constâncio Trindade, 17 anos, uma das candidatas que fez prova no Colégio São José. Vítor Emanuel, também estava entusiasmado com o concurso: “uma carreira que sempre quis e acredito num mercado de trabalho muito promissor”, afirmou o candidato de 18 anos.

Bernardo Rossi, que como deputado estadual, hoje licenciado, apresentou emendas e projetos que garantiram o investimento do governo do Estado na implantação do campus, acompanha a instalação da UERJ Petrópolis e o processo de seleção.

“O mercado de trabalho para Arquitetura é grande, em crescimento e com possibilidade de muitas variações dentro da formação. Petrópolis e a Região Serrana precisam de profissionais da área e mais: o campus vai gerar bons projetos para a área de habitação popular”, aponta Bernardo Rossi.

O curso de Arquitetura da UERJ já nasce como referência no país pelo diferencial em suas disciplinas que têm ênfase em história e nas características topográficas da Região Serrana. A Universidade já antecipou também intercâmbio do curso com instituições internacionais. O campus UERJ Petrópolis funciona no número 279 da Avenida Barão do Rio Branco, imóvel histórico e tombado. A casa foi palco da assinatura, em 1903, do tratado entre Brasil e Bolívia que resultou na incorporação do Acre ao território nacional. O imóvel – um complexo de várias casas – está sendo restaurado com seu interior adaptado para salas de aula.

As notas da prova deste domingo serão divulgadas dia 18 de dezembro, com pré-matrículas iniciando em janeiro. O calendário do Vestibular pode ser acompanhado em www.vestibular.uerj.br. As aulas de Arquitetura no campus Petrópolis iniciam em março e o curso é seriado – realizado sem interrupções de semestre - seguindo até dezembro de 2016.