Vestibular da UERJ é realizado neste domingo com mais de 44 mil candidatos

1.041 disputam vagas de Arquitetura no campus UERJ Petrópolis



Neste domingo (29.11), 44.227 candidatos fazem a segunda prova – discursiva – do Vestibular UERJ 2015 que prevê 50 vagas para o curso de Arquitetura no campus Petrópolis. Concorrem às vagas de Arquitetura 1.041 candidatos e o curso – inédito na grade de graduação da UERJ – já é o sétimo mais disputado em relação candidatos/vaga do vestibular da Universidade que abrange 32 cursos de graduação.

O Colégio São José, a Universidade Estácio de Sá e o Colégio Pedro II são locais de prova na cidade. Os exames serão aplicados às 9h e os candidatos devem chegar com uma hora de antecedência. Na segunda etapa do vestibular concorrem os candidatos aprovados na primeira fase, realizada em setembro.

As aulas de Arquitetura no campus Petrópolis iniciam em março e o curso é seriado – realizado sem interrupções de semestre - seguindo até dezembro de 2016.  Norteiam as disciplinas três grandes eixos: habitação, patrimônio e geologia.

Responsável por emendas e projetos junto ao governo do Estado que garantiram o campus Petrópolis da UERJ, Bernardo Rossi, deputado estadual licenciado, acompanha a consolidação da universidade no município.

“Um marco para a cidade pela qualidade do curso, pelo formato que recebeu e pelo corpo docente, todos professores com doutorado”, aponta Bernardo Rossi lembrando que a UERJ já sinalizou que o curso de arquitetura terá sinergia com universidades internacionais.

O curso de Arquitetura e Urbanismo, que está vinculado à Escola Superior de Desenho Industrial da UERJ, vai contar com 11 professores inicialmente. Outros 30 serão chamados a partir de 2018.  

O campus da UERJ Petrópolis está localizado na Avenida Barão do Rio Branco num dos casarões mais importantes da história da cidade. Na Casa Barão do Rio Branco – imóvel tombado que está sendo restaurado para abrigar o campus –em 1903, Brasil e Bolívia assinaram o tratado que resultou na incorporação do território do Acre ao Brasil 

“ História terá peso 2 nesta seleção. Consideramos um marco, uma linha demarcatória que nos diferencia dos demais cursos, dada a importância que destacamos no conhecimento da História. Nosso curso é voltado para a cidade e também para a Região Serrana. Este conhecimento é requisito para integração com os municípios e para o exercício pleno da profissão de arquiteto”, afirma  Ana Cristina Cordeiro, coordenadora da comissão organizadora dos concursos para o campus UERJ Petrópolis.

As notas da prova deste domingo serão divulgadas dia 18 de dezembro, com pré-matrículas iniciando em janeiro. O calendário do Vestibular pode ser acompanhado em www.vestibular.uerj.br

Comentários