Mais de seis mil pessoas participam da caminhada do Outubro Rosa



Mais de seis mil pessoas participaram, no último sábado (31/1), no Centro, da caminhada do Outubro Rosa, campanha internacional para promover ações preventivas contra o câncer de mama. Em Petrópolis, a campanha foi promovida pela Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos (APPO), em parceria com a Prefeitura. O prefeito Rubens Bomtempo e a secretária-chefe de Gabinete e vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim), Luciane Bomtempo, participaram da caminhada e convocaram a população para a luta contra o câncer de mama.

O ato teve início na Catedral, passou pela Rua da Imperatriz, Praça Dom Pedro, Rua do Imperador, Rua Dr. Sá Earp, Praça da Liberdade, Avenida Koeller e chegou até a sede da Prefeitura, onde foi realizado um show do cantor petropolitano Gabriel Silva, nas escadarias do Palácio Sérgio Fadel.

O prefeito Rubens Bomtempo e a secretária-chefe de Gabinete, Luciane Bomtempo, destacaram o crescimento da campanha em Petrópolis nos últimos. Além disso, lembraram os avanços conquistados por Petrópolis nos cuidados com a saúde da mulher, por meio do Hospital Alcides Carneiro. No último ano, a Prefeitura zerou a fila de cirurgia mastológica, passou a oferecer cirurgias de reconstrução de mama e implantou novos serviços para facilitar e agilizar o diagnóstico da doença. Apenas entre janeiro de 2013 e setembro de 2015, foram realizadas no Hospital Alcides Carneiro 511 cirurgias de mama.

“Vocês conseguiram contagiar toda a cidade com um bem maior, que é essa campanha linda de conscientização. Temos que agradecer também os funcionários do CTO (Centro de Terapia Oncológica), do Hospital Alcides Carneiro e todos aqueles que todos os dias estão doando um pouco mais do amor que têm pelo próximo. Parabéns a todos que estão envolvidos diretamente nesta causa”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.

“Esta é uma causa que move a cidade. Ganhou as ruas, ganhou Petrópolis. Na Prefeitura, trabalhamos de forma ininterrupta para avançar nesta luta. Me sinto feliz ao ver que estamos ajudando a salvar vidas. Nesta caminhada, encontramos várias pessoas que vieram até a gente dizer que fizeram cirurgia no Hospital Alcides Carneiro. Muitas inclusive já marcaram cirurgia para reconstrução da mama. Impossível não me emocionar com isso! Agora, estamos dando mais um passo, levando a APPO para dentro do hospital”, disse Luciane Bomtempo.

“Foi uma linda caminhada. A cada ano mobilizamos mais pessoas. Isso é muito importante para continuarmos nossas conquistas”, disse a presidente da APPO, Ana Cristina Coelho Mattos.

A dona de casa Sueli Tinoco, moradora da Mosela, fez questão de participar da caminhada. “Achei muito legal. Pessoal todo participando. Tem que ter muita união na cidade. Se não tivermos união, não vamos chegar a lugar nenhum. Eu quis estar no meio do povo”, disse Sueli.

Comentários