Governo do Estado vai apoiar Batalhão do Exército na revitalização de complexo esportivo



O 32° Batalhão do Exército, em Petrópolis, vai ser apoiado pelo governo do Estado na revitalização de seu complexo esportivo que será aberto à comunidade. A parceria começou a tomar forma com a visita do Secretário de Estado de Esportes, Marco Antônio Cabral, ao batalhão, um dos mais antigos do Estado com 145 anos de fundação, nesta terça-feira (03.11) pela manhã. A primeira intervenção será na pista de atletismo, a única da cidade nos parâmetros olímpicos, reforma avaliada em pouco mais de R$ 1 milhão.

Acompanhado do secretário de Estado de Habitação, Bernardo Rossi, Marco Antônio Cabral foi recebido pelo comandante do 32º Batalhão de Infantaria Leve, tenente-coronel Jonas de Oliveira.  Também estiveram presentes o presidente da Câmara, Paulo Igor, e os vereadores Silmar Fortes e Maurinho Branco.  

Além da revitalização da pista de atletismo hoje usada para treinamento de equipes de corrida, o Governo do Estado também assinala a possibilidade de implantar dois núcleos do programa Esporte RJ, um dos carros-chefe da pasta, no Batalhão, com capacidade para atender mais de 200 pessoas. O Esporte RJ já atua com 100 núcleos em 70 cidades, dois deles em Petrópolis.

“O espaço é realmente maravilhoso e vamos, sim, conquistar recursos para a revitalização. O Governo do Estado prima pelas associações que trazem o esporte e lazer às comunidades e esta vai ser mais uma bem sucedida parceria”, aponta Marco Antônio Cabral.

“O Batalhão de Petrópolis sempre manifestou o desejo de ter atividades para a comunidade ampliadas. Esta é a chance, junto ao Governo do Estado, que comunga da ideia de parcerias para aproveitar espaços físicos disponíveis otimizando recursos e consolidando os projetos”, completa Bernardo Rossi.

A revitalização do complexo esportivo do Batalhão faz parte do plano de gestão que projeta objetivos até 2022 para a unidade militar de Petrópolis. O plano foi apresentado pelo tenente-coronel Jonas de Oliveira aos secretários e parlamentares petropolitanos. Além da pista de atletismo o Batalhão dispõe de uma piscina de saltos ornamentais, ginásio e espaço para quadras e outros equipamentos esportivos.

“A intenção é que o Batalhão, cada vez mais esteja integrado à comunidade oferecendo seu espaço físico para os bairros próximos e para toda a cidade. A parceria com o governo do Estado é preciosa para colocar esta interatividade em prática”, projeta o comandante do Batalhão.

Atualmente, o 32º Batalhão atende a cerca de 110 crianças e adolescentes de 13 a 17 anos em dois projetos: o Programa Criança Cidadã, que acontece diariamente com pratica esportiva, reforço escolar e treinamento profissional, uma parceria com o Governo do Estado e o Programa Força do Esporte, duas vezes por semana, parceria com o governo federal, que promove a inclusão social por meio da prática esportiva.

O Batalhão conta hoje com 650 servidores e parte do contingente vai atuar nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016.