sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Evolução Tática do Futebol Mundial será tema de palestra na Câmara Municipal



A Câmara Municipal recebe na próxima segunda-feira, 9 de novembro, às 18h30, o técnico de futebol e autor do livro “O Perfil do Treinador de Futebol para o Século XXI”, Jairo Cunha, para uma palestra sobre futebol voltada para treinadores, estudantes e profissionais de Educação Física e também para todos os amantes do esporte.

A palestra procura responder a quatro perguntas fundamentais: Por que deixamos de ser vanguarda no cenário do futebol mundial, como éramos nas décadas de 60, 70 e 80?; Por que a Alemanha ganhou de 7 a um do Brasil na última Copa do Mundo?; O futebol brasileiro está atrasado em relação ao futebol europeu? E ainda: Qual o modelo de jogo será referência no século XXI?

Jairo conta que “a palestra começa com uma análise da evolução tática do futebol mundial a partir de 1863, demonstrando que a evolução tática está diretamente relacionada à evolução da regra do impedimento. Depois analiso as fases dessa evolução, que são delimitados por momentos revolucionários, como o sistema 3-5-2, muito utilizado na década de 80”.

Por outro lado, Jairo nos lembra que na Europa o futebol começou a ser pensado também no mundo acadêmico e passou ser visto como um fenômeno complexo. “Com isso, veio a necessidade de criar modelos de jogo e surgirem novas metodologias de treinamento”, pontua o treinador.

Para analisar se o futebol brasileiro está atrasado e ainda qual será o modelo do futuro, Jairo analisa modelos de jogo, metodologias de treinamento e formação de atletas do futebol brasileiro e do mundo. Depois da palestra, será aberto o debate para todos os presentes.

Nenhum comentário: