Idosos fazem festa na Câmara Municipal em comemoração à Semana do Idoso



Em comemoração à Semana do Idoso, a vereadora Gilda Beatriz (PMDB), presidente da Comissão de Defesa das Pessoas com Deficiência e do Idoso da Câmara Municipal de Petrópolis, na Região Serrana do Rio, realizou nesta segunda-feira (05.10), uma série de atividades para a terceira idade com o objetivo de sensibilizar a sociedade para a necessidade de valorizar a população idosa.

– Respeitar o idoso é dever de todos, por isso preparamos uma semana especial, lembrando que todos nós também vamos chegar lá. Hoje no plenário da Câmara de Vereadores recebemos setenta pessoas para um dos momentos mais felizes desta legislatura, realizamos um alongamento com professora Neiva Voigt, depois a festa tomou conta do palácio amarelo com a aula básica de Dança do Ventre com Michele Cruz. A apresentação de Dança do Ventre com o grupo Feliz Idade foi um espetáculo que contagiou a todos, e encerramos o dia com uma belíssima e emocionante apresentação do Coral Usimed – comenta a vereadora.

O envelhecimento populacional é uma tendência mundial para as próximas décadas. No mundo todo, uma em cada 9 pessoas tem 60 anos de idade ou mais. Por volta de 2050, estima-se que haverá um crescimento dessa proporção para um idoso em cada 5 pessoas. Na mesma época existirão pela primeira vez na história, mais idosos que crianças menores de 15 anos.

– É muito importante que as políticas públicas respondam ao desafio de se adequar de forma a oferecer uma melhor atenção às pessoas idosas.  Ter uma sociedade mais solidária e inclusiva implica em se conhecer as necessidades deste grupo populacional que vem crescendo muito rapidamente. No dia 09 de outubro (sexta-feira), estarei no Calçadão do CENIP, no Centro, das 10 às 17 horas, realizando um trabalho de conscientização e orientação às pessoas idosas – completa.

foto: Ascom/CMP