Frente Parlamentar promove debate sobre formação de condutores



A Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro promoveu nesta quinta-feira (22) um Café da Manhã para debater a formação do condutor de veículos brasileiro. O evento, coordenado pelo deputado Hugo Leal (PROS-RJ), presidente da Frente Parlamentar e autor da Lei Seca, contou com o apoio da Associação Nacional dos Detrans (AND) e do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV).

Participaram do evento deputados membros da Frente Parlamentar, representantes dos Detrans de vários estados, de Centros de Formação de Condutores e do Denatran, na figura de seu diretor Marcos Traad. Durante a reunião, foi apresentado um estudo, realizado pelo ONSV a pedido da Frente Parlamentar, que propõe uma reformulação dos conteúdos do cursos/aulas teóricas e na forma em que eles são repassados e cobrados do aluno no processo de aprendizagem para a condução de um veículo.

O material contém, ainda, uma nova proposta para formação teórica de condutores no Brasil, bem como um novo referencial teórico para que os instrutores de CFCs possam acessar e trabalhar na formação de jovens condutores. Ao final da apresentação Hugo Leal propôs aos demais parlamentares que trabalhem em conjunto para a construção de uma agenda efetiva para a aplicação da proposta.

O parlamentar afirmou, ainda, que agendará uma audiência pública conjunta entre a Comissão de Viação e Transportes e a Comissão de Educação para que o Denatran apresente os objetivos da reformulação da resolução nº 168 deste mesmo órgão que estabelece Normas e Procedimentos para a formação de condutores de veículos automotores e elétricos, a realização dos exames, a expedição de documentos de habilitação, os cursos de formação, especializados, de reciclagem e dá outras providências.